Pesquisar este blog

domingo, 7 de maio de 2017

Notas sobre a relação entre concentração de bens e picaretagem

1) Quem ama mais o dinheiro do que a Deus tende a concentrar muitos bens em suas mãos - e esses bens nem sempre são consoantes à vocação, o que faria com que o enriquecimento passe a não ter uma causa justa, fundada num trabalho salvífico, feito de modo a se tomar o país como um lar em Cristo e ensinar os outros a agirem do mesmo modo.

2) Se eu não tiver na família alguém com dom para tocar uma fazenda de minha propriedade, por que razão eu teria uma fazenda, visto que não tenho os dons necessários para bem administrá-la e alimentar um país inteiro com o fruto do meu trabalho? Isso não faz sentido!

3) Se for para ganhar dinheiro, melhor que eu ganhe dinheiro com o meu próprio trabalho, nem que eu tenha a parceria de alguns poucos colaboradores que amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de saírem da qualidade de empregados para se tornarem meus sócios.

4) O maior erro que há numa pessoa é querer arrogar para si qualidades e capacidades para as quais não se acha preparado, por não ter vocação para isso.

5) Isso explica por que razão nosso povo é muito dinheirista. Eles fingem ser o que não são, visto que não são sinceros. E só uma pessoa muito sincera sabe onde pode atuar e onde não pode - e assim pode conjugar as atividades que é capaz de bem desempenhar de modo a tomar o país como um lar e assim construir sua própria riqueza, ajudar os mais pobres e deixar um legado para as próximas gerações.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário