1.1)
Administrar uma organização social é uma ciência onde ocorre a
confluência de vários saberes: Direito, Economia, Política, Engenharia,
Agronomia e Biblioteconomia, entre outras áreas.
1.2)
Dependendo do setor em que você vai atuar, você precisa conhecer
determinadas áreas, antes de aprender muito bem a administrar uma
determinada empresa ou instituição social, por exemplo.
2.1) Os rudimentos da gestão começam em casa, na economia doméstica.
2.2) Uma boa dona de casa sabe muito bem deixar a casa em ordem e atender às necessidades dos filhos, bem como as do marido, quando está em casa, cuidando de coisas voltadas para a comunidade dos que tomam o país como um lar amando e rejeitando as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, estejam elas dentro ou fora de casa. Ela é o RH por excelência, coisa que depende muito de certas qualidades que são próprias da natureza feminina - e melhor ainda se ela tem formação em psicologia.
2.3) Se os seus pais têm formação em Direito e têm bons conhecimentos de Economia, eles poderão te passar os rudimentos da lógica fundada nas relações sociais. Um bom conhecimento acerca das relações jurídicas fundadas no Direito Civil e no Direito Empresarial, assim da economia social dos contratos e dos pactos, permite formar um bom administrador financeiro.
2.4) Se os seus pais tiverem conhecimento de Engenharia, você acaba conhecendo o sistema de gestão de materiais e o sistema de produção industrial.
3.1) O verdadeiro administrador é que nem um lutador de MMA: conhece todas as áreas, por conta do conhecimento familiar acumulado ao longo das gerações, e conjuga essas experiências de modo a encontrar uma saída criativa para os problemas de uma empresa, dependendo da circunstância em que se encontra - e isso é algo que nenhuma faculdade de Administração poderá ensinar, pois tradição é algo muito mais amplo e mais profundo do que uma teoria geral fundada em abstrações.
3.2.1) A tradição, quando bem vivida e bem respirada, te dá nuances sobre as coisas que jamais serão captadas no âmbito de uma sala de aula, por exemplo, pois há certos casos que só mesmo pelos sentidos você pode captar as coisas, pois o exemplo prático nem sempre é possível de ser teorizado.
3.2.2) É com base nesse conhecimento ancestral acumulado e atualizado para os tempos mais modernos que podemos estabelecer uma teoria geral da administração.
3.2.3) E uma boa teoria geral da administração se faz estudando casos concretos, tendo por exemplo coisas que deram certo e coisas que deram errado.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 15 de maio de 2017 (data da postagem original).
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