Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Notas sobre o nascimento de Cristo e a confirmação da Pax Romana nos planos salvíficos do Senhor

1) Estabelecida a concórdia de classes por força da Pax Romana, ocorreu um evento único na História da Humanidade: o nascimento de Cristo, quando Deus veio a nós de modo a elevar os homens decaídos pelo pecado.

2) O salvador prometido nasceu em tempos de dominação romana. Não veio para libertar os judeus dos romanos: veio para salvar a todos, pagãos e judeus. A pax romana era o tempo favorável para a renovação dessa verdade, uma vez que Grécia, Roma e Jerusalém estavam reunidas sob o mesmo Império.

3.1) De seus ensinamentos à crucificação derradeira, o cristianismo confirmou esta concórdia de classes, pois isso convinha ao Senhor.

3.2) Os primeiros cristãos foram perseguidos, mas isso acabou se tornando a base da verdadeira civilização fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.3) Dos abusos do paganismo, a unidade do Império foi destruída para todo os sempre, cabendo a Igreja estabelecer uma civilização européia com os bárbaros que haviam sido romanizados.

3.4.1) A tentativa de fundar um novo Império Romano não deu certo, mas um Império salvífico foi criado em Ourique.

3.4.2) E é este império que salvará a civilização cristã de seu principal antagonista: os maometanos, que destruíram a Roma oriental, a remanescente. E para que isso ocorra, o modernismo vintista precisa ser combatido.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 2 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário