Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Notas sobre a real finalidade deste trabalho intelectual que faço

1) Sinto que todo esse trabalho que faço pode servir de base para se escrever um romance épico sobre a História do Brasil, narrado desde o milagre de Ourique até a crise em que nos encontramos atualmente.

2) Eu não tenho a habilidade de um ficcionista imaginário - sou uma pessoa voltada para as ciências humanas. Por isso, sinto que não estou à altura da tarefa.

3) Se o meu trabalho é inspirar alguém a escrever algo nessa direção, uma coisa é certa: será o maior trabalho de alta cultura jamais feito no Brasil. E certamente este trabalho entrará no cânone da literatura universal. Será um livro tão importante quanto Os Lusíadas. Esse livro será a pedra angular para se entender o Brasil restaurado no seu verdadeiro sentido fundacional, amputado primeiramente por força da secessão de 7 de setembro e agravado ainda mais com a queda da monarquia em 15 de novembro de 1889.

4) Se um trabalho de imaginação deve ser cultivado nesse sentido, então isso vale a pena. Afinal, é um esforço intelectual que não pode ser feito por quem tem alma pequena.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de maio de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário