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domingo, 14 de maio de 2017

Notas sobre drones e transportes domésticos

1) Pensando melhor, pra que criar pombos-correio se posso aprender a trabalhar com um drone? O caráter pedagógico que mencionei no artigo anterior se mantém, fora que é mais limpo, pois não faz cocô.

2) O drone é criação humana e vai para as oito direções. Além disso, pode carregar uma certa quantidade de mercadorias. Para encomendas fundadas na economia doméstica, ele é uma boa solução. Pode ser um bom instrumento para fomentar economia distributista e comunitarismo, se bem empregado.

3.1) Em tempos de cidade violenta, melhor esta solução do que o carro.

3.2) Penso que a autonomia do drone é suficiente para cobrir a distância que separa Bangu e Jacarepaguá - uns vinte minutos de carro, numa época em que a cidade não tinha uma frota de veículos enorme, por conta dos incentivos fiscais sistemáticos que costumam ser dados à indústria automobilística para produzir carros populares. Talvez a autonomia não seja suficiente para cobrir todo o território da região metropolitana, mas, com o tempo e com os aperfeiçoamentos, isso certamente surge.

3.3) Isso, todavia, não elimina o uso do avião para cobrir grandes distâncias. Certamente eu usaria uma combinação dessas duas coisas, se tivesse a oportunidade de trabalhar com isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2017.

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