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terça-feira, 5 de maio de 2020

Sobre a relação entre a usura e a crise dos contratos

1) Nos contratos de empréstimo pautados numa cultura onde as pessoas amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, cada pessoa é única, tendo uma necessidade única. Não há contratos padronizados - por isso, as cláusulas devem ser discutidas.

2) Numa das cláusulas do contrato A empresta para B R$ 100,00 para comprar algum bem para a sua atividade economicamente organizada. Após 3 meses, B deve restituir a quantia a A, pagando um prêmio de 10 reais por cada mês que ficou com o dinheiro. No total, ele paga R$ 130,00 - juros de 10% ao mês. Uma vez fixado o empréstimo, é deixado algum bem em garantia, caso o tomador não tenha fama como bom pagador, por conta de seu primeiro empréstimo.

3) Depois de três meses, o empréstimo é pago e o bem dado em garantia é devolvido. E conforme ela vai pedindo dinheiro e pagando, menor vai sendo a taxa de juros e mais dinheiro a essa pessoa poderá ser concedido, uma vez que ela vai construindo fama como boa pagadora de dívidas.

4) Nos contratos de usura, que são em geral leoninos, os contratos são geralmente pré-estabelecidos. Não há margem para se negociar o crédito. A pessoa se vê forçada a assinar o contrato porque está em situação de necessidade. E nesses contratos, a pessoa corre o risco de perder os seus bens por meio de uma execução judicial, ou de ser agredida ou morta, vítima de extorsão.

5) Os contratos de empréstimo bancário são pré-estabelecidos porque a lei de usura permite aos bancos essa prática. Por isso que eles são campeões de reclamação no PROCON.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2020 (data da postagem original).

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Como se davam as relações comerciais com os reinos muçulmanos aliados do Reino Latino de Jerusalém?

1) Na Terra Santa ao tempo da fundação do Reino Latino de Jerusalém, os muçulmanos já eram divididos em sunitas e xiitas desde a morte do profeta Maomé. 2.1) Os príncipes cristãos, pragmáticos, adotavam a seguinte lógica: o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Eles se aliavam com a facção islâmica que não fosse tão radical a presença dos cristãos de modo a eliminar a facção islâmica rival. 2.2.1) Dessa aliança militar vinham as primeiras relações comercias. Como o aliado não amava e não rejeitava as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, então se cobrava um juro maior a ele no empréstimo do que a um Cristão, em razão do risco de haver traição. 2.2.2) Neste ponto, o uso da usura é justo, visto que não há uma relação de confiança estabelecida, em razão das religiões diferentes - e o risco de esse empréstimo não ser pago é alto, a ponto de se tornar improdutivo, em razão de a confiança terminar sendo servida com fins vazios, em razão de uma potencial traição. Conforme esta relação vai crescendo, a tendência é a facção islâmica se tornar amiga de Cristo e se tornar cristã, pagando juros cada vez menores. 3.1) A defesa da usura está muitas vezes associada à liberdade se ter a religião que se quiser, a ponto de afirmar que o sacrifício por Cristo na Cruz pelo perdão em nossas faltas foi em vão. 3.2.1) É por essa razão que os protestantes não crêem em fraternidade universal fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que é Deus do Universo. 3.2.2) Por isso, os protestantes tendem a ser judaizantes, a ponto de dividirem o mundo entre eleitos e condenados - e os que não professam tal religião eleita pagam usura. E é assim que a usura se dissemina em toda a sociedade, a ponto de a riqueza se tornar sinal de salvação do homem, enquanto animal que mente e que fomenta heresias. José Octavio Dettmann Rio de Janeiro, 05 de maio de 2020.

Notas sobre o Reino Latino de Jerusalém, o verdadeiro Estado de Israel

Reino de Jerusalém – Wikipédia, a enciclopédia livre
 
1) Durante as Cruzadas, os cavaleiros templários estabeleceram uma rede de depósitos onde os peregrinos podiam depositar seus pertences em segurança e seguir viagem rumo à Terra Santa, em peregrinação. Se esses bens fossem em dinheiro, então esses bens eram fungíveis uns pelos outros, a ponto de um título de crédito emitido pelo depósito de Roma ser perfeitamente aceito pelo depósito de Jerusalém, então controlado pelo Reino Latino de Jerusalém, o verdadeiro Estado de Israel.

2) Com o tempo, foi-se observando que uma parte dos peregrinos realmente resgatava os seus bens após a viagem. Resultado: Os templários passaram a ser administradores de toda essa riqueza em favor da Cristandade - e tinham que aplicar essa riqueza de modo a desenvolver o bem comum, a ponto de pagar juros a quem confiou seus bens a esses santos protetores, uma vez que a autoridade aperfeiçoa a liberdade.

3) Por conta dessa aplicação de riqueza, eles emprestavam dinheiro aos muçulmanos com usura (já que isso é permitido de ser aplicado a quem não é irmão de Cristo), percebendo assim riquezas maiores. Como uma pequena parte dos peregrinos vinha regatar o dinheiro depositado, eles foram responsáveis, segundo Roberto Santos, pelo sistema de reservas fracionadas, muito embora a fórmula seja romana, como falei num artigo anterior, tendo por base um artigo do Arthur Rizzi.

4) Nas cidades administradas pelos templários, as guildas possuíam caixas para ajudar os necessitados de sua própria classe. Com o tempo, o dinheiro passou a ser emprestado para pessoas de outras classes - isso favoreceu uma integração entre as classes e promoveu o senso de responsabilidade pessoal, já que havia a proteção das transações, pois os templários não só zelavam pela segurança, como também pela justiça dos territórios cristãos na Terra Santa. Isso acabou gerando câmaras republicanas, pois essas cidades passaram a gozar de uma liberdade e de uma prosperidade sem precedentes.

5) Muitos judeus e muçulmanos começaram a viver nessas comunidades e passaram a gozar de uma liberdade que antes não tinham. Isso a longo prazo traria a todos à conversão, a ponto de amarem e a rejeitarem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

6) O modelo de integração social havido no Reino Latino de Jerusalém serviu de base para a construção do Império que seria criado para Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique.

José Octavio Dettmann

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Notas sobre a ascensão das guildas, enquanto organização social

1) Antigamente, você aprendia a profissão de seu pai, de modo a se ganhar o pão de cada dia. A geração anterior, ela aprendeu do avô, que por sua vez aprendeu do bisavô e assim sucessivamente.

2) Com o passar do tempo, histórias de família foram se acumulando, incluindo o know-how de como se fazer alguma coisa ser transformada a partir de outras coisas. A maneira como isso foi aprendido e isso é transmitido é uma história de família, uma parte da tradição.

3) Quando o pai de família é virtuoso ou é líder de uma comunidade, ele ensina sua técnica a seus alunos - e seus alunos passam ser a extensão de sua família, a ponto de ele ser rei dessa comunidade, a partir de sua profissão. E com isso ele se torna patrono, pai fundador de uma classe profissional inteira, uma espécie de santo.

4.1) Em diferentes famílias, ocorrem diferentes histórias e ocorrem variações da técnica transmitida.

4.2) Eis aí o princípio do avanço técnico, a partir do distributivismo da tradição do mais virtuoso.O melhor dentre os alunos se torna grão-mestre e passa a ter seus próprios alunos. Se isso ocorre numa determinada profissão, isso ocorre perfeitamente em outras.

5) Na Roma Antiga, surgiram as primeiras legislações referentes à formação das guildas, os pequenos reinos cuja economia se fundava numa única profissão ancestral se tornaram classes profissionais - e como os membros dessas classes profissionais eram tomados como cidadãos romanos, passaram a servir seus dons a serviço da economia do império em constante expansão.

6) A partir do cristianismo, muitos desses cidadãos livres ensinavam aos seus escravos a sua profissão e os tomavam como filhos de sua família. E os filhos adotivos eram casados, a ponto de terem também direito à propriedade. Quando todos as classes puderam vir uma à outra na figura do Cristo, começou a surgir o casamento entre membros de classes diferentes, gerando toda uma nova miríade de profissões, dando origem a era dos polímatas, que foi a época que mais gerou gênios na história da humanidade

7) Este foi o ponto alto de uma longa evolução que levou muitos séculos para ser forjada. Bastou a ruptura com a essência do mundo cristão e de todo esse mundo clássico, onde a verdade conhecida deve ser observada, que se iniciou esse inferno que é o mundo moderno em que vivemos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 04 de maio de 2020 (data da postagem original).

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/08/da-importancia-da-guilda-numa-economia.html

Notas sobre a grande diferença entre as catacumbas e as sociedades secretas

1) Assim como as flechas e as estradas, até mesmo o caráter reservado ou mesmo sigiloso dessas sociedades secretas serve de base para a destruição da própria maçonaria. Aliás, isso serviu até mesmo de base para a destruição do Império Romano, quando esta tratou de perseguir os Cristãos. Tratam-se das catacumbas.

2) A grande diferença das catacumbas para as sociedades secretas heréticas é que elas apontam para o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. E você precisa estar vazio de si mesmo de modo a contemplar os grandes mistérios contidos nas escrituras.
3) Da contemplação nós encontramos os meios necessários para pôr em prática o plano salvífico de Cristo para todos os que crêem n'Ele e que estão dispersos no mundo. Por isso, toda a atividade intelectual é voltada para o plano operativo da salvação. Não dá para fazermos plano especulativo, pois isso pede para entrarmos na mente de Deus, o que nos foi vedado.

4) A experiência de adorarmos a Deus em segredo, longe do olhar dos que perseguem a Cristo, gerou os mosteiros e fez de nossas casas pequenas igrejas domésticas, pois um lar equilibrado é um retiro para se meditar e estudar toda esta tradição essencial fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, já somente nela encontramos um Deus que vem ao mundo e assume a forma humana para nos salvar do pecado e da morte.

5) Na catacumba, o sigilo fomenta uma cultura fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, já que a verdade é o fundamento da liberdade; na sociedade secreta, o sigilo pavimenta o caminho para um império de domínio fundado no homem como animal que mente, que conserva o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de a liberdade ser servida com fins vazios.

José Octavio Dettmann


Rio de Janeiro, 4 de maio de 2020.

Como a heresia protestante ajudou a moldar a maçonaria e o liberalismo?

1) Para que entrasse em efetividade a doutrina herética da divisão do mundo entre eleitos e condenados, os primeiros seguidores do protestantismo emularam as guildas medievais, a ponto de se tornarem sociedades secretas. Se as guildas medievais apontavam para o verdadeiro Deus e verdadeiro homem, as sociedades secretas, enquanto maçonaria operativa de uma heresia, apontam para o homem enquanto animal que mente. 2.1) No contexto em que essas primeiras sociedades secretas começaram a surgir, começou a também ser disseminado paralelamente o neopaganismo na Europa. Membros dessas sociedades secretas chegaram a adquirir cópias ou mesmo originais contrabandeados desses manuscritos da Antigüidade Clássica, a ponto de serem chamados de "humanistas". 2.2.1) A partir desses manuscritos, eles começaram a criar toda uma narrativa de que eles eram herdeiros de uma tradição primordial, a ponto de inventarem toda uma tradição a ponto de justificar o seu lugar no mundo. 2.2.2) Eis que surgiu, através de evolução, uma maçonaria especulativa, capaz de imaginar comunidades que mais agradassem ao ego inflado de seus membros e que não possuem lugar no mundo, por não apontarem para a realeza de Cristo, para a conformidade com o Todo que vem de Deus. Trata-se de uma nova religião do homem, do homem enquanto animal que mente, dos homens iluminados, cheios de si até o desprezo de Deus. 2.2.3) Do culto herético de que Deus criou um mundo dividido entre eleitos e condenados, esse pretenso deus, o demiurgo, fez com que surgisse uma classe de eleitos - uma classe ociosa, que não via no trabalho uma forma de santificação, mas uma forma de sacrifício, de tormento. Isso daria origem a uma nova vertente da maçonaria especulativa, que é o comunismo, pois ela é igualmente fundada no homem como animal que mente. 2.2.4) Eis aí que surge essa luta de classes entre os liberais e os comunistas, entre os progressistas na mentalidade revolucionária, e os conservantistas, impropriamente chamados de conservadores, pois os conservantistas conservam o que é conveniente e dissociado da verdade. Trata-se da luta da planície contra a montanha. 3.1) As planícies decorrem da drenagem do húmus do pântano - as pessoas ficam cheias de si a ponto não terem a humildade de servir a Cristo em terras distantes e darem um sentido de dignidade e de nobreza a tudo o que é feito, o que é essencial para se tomar o país como um lar em Cristo. 3.2) Em razão disso, as montanhas representam o espírito dos que se elevam por direito próprio, a ponto de fazer o impossível em prol da causa revolucionária. Eis o símbolo máximo do progressismo. 3.3.1) É por essa razão que é inútil pensarmos em esquerda e direita pensada na tradição revolucionária, a partir do critério entre os que se sentam à esquerda ou à direita nos assentos do Parlamento. 3.3.2) Devemos pensar em esquerda ou direita em relação àquilo que decorre do Pai. Se a pessoa está à direita do Pai, então ela está em conformidade com o Todo que vem de Deus; do contrário, está à esquerda, ainda que se diga de direita nominalmente falando, como dizem certos protestantes e outras classes de hereges. José Octavio Dettmann Rio de Janeiro, 04 de maio de 2020.

domingo, 3 de maio de 2020

Do impacto da ética protestante na organização social das guildas

1.1) As guildas eram associações profissionais de famílias que tinham interesses em comum, fundadas nos interesses de sua própria classe.

1.2) Elas visavam a proteger os segredos de sua profissão de modo que fossem usados com fins vazios e também eram uma rede apoio mútuo de modo que fossem vitais para a economia da cidade.

2) Cada profissão constituía sua própria classe. Por isso, a administração do bem comum implica necessariamente a conciliação dos interesses de classe  de modo que cada uma trabalhasse em função da outra, de modo que a sociedade bem funcionasse.

3.1) A passagem da comunidade para a sociedade se dá justamente quando as pessoas se dividem em classes profissionais de modo a umas vivessem em função das outras, a ponto de a confiança reger todas as coisas.

3.2) As classes são os órgãos de uma sociedade - quanto mais classes profissionais houver, mais divisão do trabalho haverá e mais especializados seus indivíduos se tornam, tornando a sociedade mais orgânica.

3.3) Da concórdia entre as classes, famílias são formadas a partir do casamento de um homem que trabalha em uma determinada profissão e de uma mulher em outra profissão. A criança acaba descobrindo sua própria profissão quando aprende o melhor de ambos os mundos, a ponto de ser um polímata.

4.1) Quando se incute a ética protestante num ambiente desse, a ponto de fazer da riqueza sinal de salvação e a dividir a sociedade entre eleitos e condenados, ela acaba pervertendo o conceito de guilda.

4.2.1) Algumas famílias tendem a ficar cheias de si até o desprezo de Deus e tendem a operar as coisas por meio de sociedades secretas.

4.2.2) Nessas sociedades secretas, ocorrem grandes progressos técnicos, que tendem a ficar somente nas mãos dos membros dessas guildas. A corporação dos pedreiros foi a primeira que aderiu a essa nova ética que bagunçou a sociedade das guildas.

4.2.3) Essa cultura do segredo comercial deu origem ao direito autoral, à formação das sociedades em comandita por ações (companhias comerciais que tinham nos príncipes protestantes seus sócios ocultos e que tinham a missão de tomar territórios nas possessões espanholas e portuguesas), a ponto de fazer com que a liberdade fosse servida com fins vazios.

5) A queda das guildas levou à uma cultura de luta de classes, uma vez que toda classe passou a ter a verdade que quisesse a ponto de a liberdade de se associar ser servida com fins vazios, dando origem aos sindicatos. Eis o socialismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2020.

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