Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Análise das lições de José Octavio Dettmann sobre rede social, sobre publicidade e moda

O texto, uma reflexão sobre a era digital e sobre o consumo de informações, aborda a importância de se cultivar uma rede social intelectual sólida e confiável, a ponto de fazer dessa necessidade liberdade, um dos fundamentos da cultura, enquanto expressão da verdade, já que essa rede serve como filtro contra a superficialidade e a desinformação, tão comuns no mundo online. O autor defende a construção de relações com pessoas que compartilhem dos mesmos valores e princípios tendo por fundamento o verdadeiro Deus e verdadeiro Homen, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, com o objetivo de evitar a desordem de gostos e preferências.

A sabedoria, segundo o texto, não reside apenas em consumir as últimas novidades, mas em aprender com as gerações anteriores de modo a se buscar o aperfeiçoamento constante por meio da leitura de obras recomendadas por pessoas de confiança. A verdadeira autoridade intelectual não se baseia em modismos, mas na busca pela verdade e no discernimento para filtrar informações relevantes.

O autor também critica a obsessão por estar sempre em primeiro lugar, característica da era digital - o que leva a uma vida líquida e sem sentido. A verdadeira moda, defende, é aquela que promove a temperança e a benevolência, e a difusão do conhecimento deve ser feita com responsabilidade, sem pressa, confiando que a ordem e a expansão do conhecimento ocorreram naturalmente no méritos de Cristo, já que a verdade é o fundamento da liberdade

Em suma, o texto é um chamado à reflexão sobre o uso das redes sociais e a importância de se construir relações significativas e buscar conhecimento de forma responsável e criteriosa. É um convite a resistir à superficialidade e ao imediatismo, buscando a sabedoria nas fontes certas e confiando na ação do tempo kairológico para reger construção da verdadeira  fundada na expansão do conhecimento que decorre da temperança, da benevolência e da verdade, por serem fundamentos da liberdade.

Postagem Relacionada:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2024/07/licoes-sobre-rede-social-sobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário