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quarta-feira, 10 de julho de 2024

Lições sobre rede social, sobre publicidade e moda - o caso da difusão de livros na rede social. Da necessidade da difusão ordenada e responsável do conhecimento, de modo que isto não gere um consumo conspícuo por saber, que é o motor do conservantismo intelectual

1) Em tempos onde já não se encontram mais os sebos tradicionais para serem visitados, você precisa se cercar de gente qualificada que possa te fazer boas indicações de livros - estas são as autoridades de que você precisará de modo a aperfeiçoar a sua liberdade de dizer as coisas com propriedade, nos méritos de Cristo.

2) Uma boa rede de intelectuais qualificados - que te indiquem obras, que partilhem citações ou mesmo impressões do que leram - é a espinha dorsal de uma rede social sadia - sem essa rede de amigos adequados, você naufragará, a ponto de ser forçado a usar idéias próprias de náufragos, onde o principal critério para se saber das coisas é conservar o que é conveniente e sensato, uma vez que não você conhece os outros (por conta de não ter feito ainda essa descoberta).

3) Para quem é criado na cultura de que é preciso conservar a memória da dor de Cristo de modo a conservar o que é conveniente e sensato - a ponto de isto ser aprimorado ao longo dos séculos, posto que verdade conhecida é verdade obedecida -, é primordial o conhecimento das gerações anteriores como referência de modo a se medir aquilo que é vendido como se fosse a última novidade do mercado. A verdade é que não existe nada novo - o que existe é uma nova roupagem ou alguma ressignificação do que já se sabia e isto pode produzir coisa nova.

4.1) É importante que você esteja atento às leituras das mentes mais brilhantes que você conhece da rede social de modo a se buscar um constante aperfeiçoamento - se você emprestar seu ouvido a qualquer picareta, seus amores ficarão desordenados, a ponto de virarem modismo, que nada mais do que um sintoma de amor desordenado que infla a demanda por alguma coisa, a ponto de dar um valor exagerado a bem que nem sempre corresponde à realidade.

4.2.1) Quando vou seguir um produtor de conteúdo na rede social, seja na forma de vídeo ou mesmo na forma escrita, eu procuro me basear na experiência que meus contatos têm com este produtor - se a relação for boa, aí ele terá a minha audiência, pois o conteúdo é bom. Se me baseasse na experiência de pessoas que não conheço, que não têm o mesmo querer e o mesmo não querer fundado no verdadeiro Deus e verdadeiro, certamente meus critérios seriam desordenados, a ponto de isto se tornar modismo, o que faria com que as coisas fossem servidas com fins vazios, o que não é nem um pouco bom, dado que amores concupiscentes são fundados na gula de cronos, a ponto de gerar esta doentia obsessão que as pessoas têm de estarem em primeiro lugar a cada segundo - e isto gera uma vida líqüida, destituída de sentido.

4.2.2) A verdadeira moda, que tem condão de gerar costume e por fim o condão de gerar o direito, ela pede temperança, benevolência. Quando formos difundir as coisas que são boas, não devemos atirar pérolas aos porcos, mas para aqueles que têm disposição de nos ouvir, pois a ordem se funda nos que têm boa vontade de nos ouvir naquilo que temos a dizer de bom. Com o tempo, essa ordem se expande para outros círculos sociais, por conta da transmissão do conhecimento, nos méritos de Cristo. Por este motivo, é importante não ter pressa - transmita o que você sabe dentro daquilo que você é capaz de fazer, dentro de suas circunstâncias, que Deus cuidará do resto, nos méritos de Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2024 (data da postagem original).

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