Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Preparação espiritual para o jubileu da paróquia

1) Estou me preparando para 2020. Minha paróquia vai completar 25 anos, enquanto paróquia. Como capela, ela tem uma história mais antiga, pois foi fundada nos anos 50.

2.1) Para esse jubileu, nós vamos trocar o altar. O altar de madeira vai dar lugar a um altar de pedra. Para que a paróquia seja consagrada, segundo o que me disseram, a paróquia necessita de um altar de pedra. Fizeram uma rifa e eu comprei um dos números. O prêmio é um relógio da marca Fossil (não sei se é esse o nome da marca, visto que não a conheço).

2.2) Muitos estão interessados no relógio; o meu interesse, no entanto, é que a paróquia fique cada vez mais bonita e cada vez mais santa de modo que atraia ainda mais gente para a vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Se meu número for sorteado, é ganho sobre a incerteza. Darei o relógio à minha mãe, visto não tenho costume de usar relógio.

3) O investimento que fiz tem finalidade produtiva, visto que muitas almas serão santificadas por conta do serviço missionário. Os juros decorrentes desse investimento são livres - o que ganharei em troca por conta disso será incalculável e muito mais do que os R$ 20,00 que dei na rifa, posto que estas coisas se dão no tempo de Deus.

4.1) A economia da salvação não é uma troca autística, mas uma troca fundada entre pessoas: uma pessoa que não podemos ver, que é Deus, e nós, que somos criaturas feitas à Sua imagem e semelhança.

4.2.1) Todo investimento em Deus tem natureza produtiva - e o que é dado em troca vai muito além do que foi dado, pois Deus é bom.  
 
4.2.2) A mão do sacerdote, que recebe esse investimento, deve se comprometer ainda mais a servir a Deus de modo que eu possa cooperar ainda mais nessa missão, pois em Deus eu confio, uma vez que dar é maior do que receber. Não é à toa que os sacerdotes responsáveis por uma paróquia são chamados de "administradores paroquiais". E fazem isso sob o chamado de Deus - por isso que são sacerdotes.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2018 (Domingo de Cristo Rei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário