1) Além da catequese em matéria primária - que se dá dentro da matéria da Igreja: sagradas escrituras, tradição apostólica e magistério da Igreja -, temos a catequese em matéria secundária, que se dá no âmbito das universidades.
2) Essa catequese em matéria secundária se dá no âmbito das ciências humanas, nas disciplinas que derivam das sagradas escrituras: direito, história, filosofia, sociologia e economia. Essas áreas são as mais afetadas pelas proposições da Igreja, em matéria de Doutrina Social. Por isso, o estudo dessas matérias deve ser pautado com base nessas diretrizes propostas.
3) As ciências da natureza e da tecnologia, que são ciências servis, só terão a sua utilidade compreendida dentro do âmbito das ciências que estudam o homem enquanto criatura muito amada por Deus. Afinal, se buscarmos estudar a natureza e a técnica de modo a servi-la com fins vazios, então estaremos todos fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.
4.1) Na falta de universidades, a catequese em matéria secundária pode se dar nas paróquias ou mesmo na internet.
4.2) Só aqueles que buscam mesmo as coisas do alto de maneira séria e que se responsabilizam em santificarem a si próprios estudando o homem, a natureza e a técnica é que são os candidatos perfeitos para entrarem nesse grupo de estudos, que pode ser feito também numa forma de pastoral.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro 27 de novembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário