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segunda-feira, 11 de julho de 2022

Por que não devemos seguir os conselhos de um economista, sobretudo liberal?

1) Dizia Roberto Campos que o modo mais seguro de alguém entrar em falência era seguir os conselhos de um economista. 

2.1) Se você observar a história de Richard Cantillon, que é considerado o primeiro economista da História, ele era banqueiro agiota e especulador, a tal ponto que deu desfalque numa companhia que havia no Mississippi, numa época em que o território era de colonização francesa, a ponto de gerar sérios prejuízos a seus investidores. 

2.2) Por conta disso, seus escritos sobre economia permaneceram em segredo e foram publicados somente 21 anos após sua morte. Eles certamente foram usados pela maçonaria, a tal ponto que isso deu origem aos fisiocratas e ao pensamento de Adam Smith. Tudo isso serviu de laboratório para a fabricação de crises no mundo inteiro. Neste ponto, a economia é a ciência da fabricação dessas crises - e nela a técnica se torna uma magia, pois o homem deseja se tornar um Deus. E neste sentido a economia tende a uma plutologia, dada à natureza revolucionária da mentalidade liberal, o que põe em dúvida a qualidade dessa dita ciência, já que ela está a serviço de uma ideologia revolucionária.

3.1) Quando analisamos a história do primeiro economista, enquanto modelo para todos os demais, isso indica que não devemos ser como ele, pois eles são especialistas em fraudes contra credores, em crimes financeiros e em lavagem de dinheiro. 

3.2) A diferença de Richard Cantillon para a época atual é que não existia uma lava-jato e toda uma estrutura de Estado preparada e especializada para reprimir crimes iguais ao que este praticou, crimes estes que acabaram pondo fim à monarquia Francesa, à aliança do altar com o trono e que certamente estão destruindo tudo o que há de bom da civilização ocidental, que é essencialmente greco-romana, além de ibérica, pois devemos dar à Espanha e a Portugal o crédito de terem expandido a fé cristã pelos quatro cantos do mundo. 

4) A conclusão a que podemos chegar é que a Era das Revoluções é essencialmente a era do banditismo - e a espinha dorsal do banditismo são os crimes de natureza financeira praticados pela maçonaria. E a economia, praticada por essa gente, serviu muito a este propósito.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2022 (data da postagem original).

domingo, 10 de julho de 2022

Notas sobre a relação entre patriotismo constitucional e o conceito de comunidades imaginadas, enquanto receptáculos dos projetos maçônicos de poder

1) Um pouco antes de terminar as aulas de Direito Constitucional com o professor José Ribas Vieira, quando estava fazendo graduação na UFF, no início dos anos 2000, ele havia falado à minha turma que havia constitucionalistas alemães estavam falando em "patriotismo constitucional".

2) Tempos mais tarde, quando fui estudar a teoria da nacionidade, percebi que esse "patriotismo constitucional" tem relação com a arte de se imaginar e construir qualquer comunidade onde qualquer utopia possa ser realizada. Nela, a idéia de nação e de socialismo se tornam uma coisa só a ponto de tudo estar no Estado e nada estar fora dele ou contra ele. E isso é certamente nazi-fascismo. 

3.1) Quando digo que nacionalismo é furada, é por conta disso: por conta desse socialismo de nação. Mancini viabilizou o sonho de Maquiavel de uma Itália unificada e Mussolini foi o homem forte que habitou o edifício teórico já construído. Tudo isso pavimentou o caminho para as idéias de Gramsci, em seus cadernos escritos no cárcere.

3.2) Em torno da mentira de que o Brasil foi colônia de Portugal, o Brasil foi separado de Portugal e toda uma comunidade foi imaginada de modo que toda e qualquer utopia pudesse ser realizada, a ponto de se ter a pretensão de ser o império dos impérios do mundo, o grande laboratório exportador das experiências revolucionárias do mundo inteiro. Isto explica o nacionalismo ufanista dos militares (mal sabem eles que esse império, que se transmutou nesta república maldita, perecerá, pois isso não é de Cristo).

3.3) E antes que me acusem de fake news, leiam o manifesto do Grão-Brasil, que está sendo vendido pelo IMUB. O professor Loryel Rocha tem se dedicado muito a este tema. Escutem o que ele tem a dizer neste ponto. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2022 (data da postagem original).

Como era a França na época de Richard Cantillon, o pai da Economia Política Moderna?

1) Na época de Richard Cantillon, a França era uma das filhas favoritas da Igreja Católica. O Rei da França, na qualidade de vassalo de Cristo entre os franceses, patrocinava as artes e os ofícios, o que levava ao desenvolvimento econômico e civilizatório daquela sociedade onde, ao menos, a maioria das pessoas amavam e rejeitavam as mesmas coisas tendo o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem por fundamento. 

2) Toda a economia era voltada para atender as necessidades do soberano - e as pessoas trabalhavam de modo a atendê-lo como se fossem atender ao próprio Cristo: com excelência. Eis a razão da economia e da manufatura de luxo, pois o dinheiro que se ganhava atendendo às necessidades do Rei e da Nobreza era empregado no desenvolvimento de produtos de modo a atender as necessidades da gente comum da população. Não eram da mesma qualidade que os produtos destinados à nobreza e à realeza, mas eram feitos com excelência e feitos para durar, uma vez que eram destinados ao atendimento das necessidades práticas da população pelo pão de cada dia.

3.1) Se o soberano patrocinava a manufatura de luxo, ele certamente patrocinava o desenvolvimento de uma toda economia de segunda mão que visava ao atendimento da população comum, já que a maioria dos membros do povo eram considerados filhos da Igreja e, portanto, protegidos desse vassalo de Cristo. 

3.2) Como a autoridade do soberano aperfeiçoava a liberdade de muitos, isso fazia com que os poderes de se usar, gozar e dispor dos bens da via fossem distribuídos ao maior número de pessoas possível - esse foi o maior legado dos vicentinos na ordem social, o que antecipou as idéias de Chesterton e Belloc em séculos.

4.1) Por que razão digo isso? Porque o vassalo de Cristo é patriarca: além de ser pai de seus filhos, ele é também pai de muitos, como são os padres da Igreja - e este é o poder natural dos reis. E a função natural dos pais, além da segurança, é aperfeiçoar a liberdade de seus filhos de tal modo que o desenvolvimento seja uma expressão da verdade - como Cristo é o caminho, a verdade e a vida, então a liberdade é a expressão maior do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que fez tudo o que Pai Eterno queria por amor, dentro dessa conformidade com o Todo que vem de Deus.

4.2.1) Quando há traição a esse princípio sagrado, onde o homem busca a si mesmo e não deseja mais ser amigo de Deus, então temos a economia da não-sujeição ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem  a ponto de se tornar um sério problema espiritual, político e material - um verdadeiro problema civilizatório. 

4.2.2) Este é o maior problema que precisa ser resolvido, pois ele é fruto desse mistério, que é a iniqüidade revolucionária.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2022 (data da postagem original).

sábado, 9 de julho de 2022

O Transport Fever teve sua inspiração no Transport Tycoon Deluxe

1) Outro dia, eu estava assistindo a uma lista que mostrava os 100 maiores jogos de DOS do período que vai de 1994 a 1997. E um dos jogos que mais me chamou a atenção foi o Transport Tycoon Deluxe.

2) Investigando mais um pouco sobre o que eu vi, descobri que esse jogo foi lançado pela Microprose em 1995. O design do jogo foi assinado por Chris Sawyer e ele serviu de inspiração para o Transport Fever, que nada mais é do um remake desse jogo usando a tecnologia dos tempos atuais.

3.1) Fui no site russo que meu irmão me indicou para baixar jogos e baixei o TTD, como o jogo é conhecido por muitos. Configurei o D-Fend Reloaded para rodar o jogo - com relação à parte sonora, eu coloquei a Roland M-32, que é de longe a melhor placa de som que há, já que o ponto forte dos jogos antigos era a parte sonora, que era muito à frente de seu tempo - o que pavimentou o caminho para a inovação em muitas outras áreas, já que o som se tornou a espinha dorsal dos jogos de sucesso dessa época, uma vez que a tecnologia de gráficos desse período era muito limitada.

3.2) A primeira coisa que notei foi o estilo musical, muito parecido com o do Transport Fever - o que prova o que afirmei no ponto 2. Só não joguei o jogo pra valer por conta do adiantar da hora, mas tão logo eu possa eu vou aprofundar esta análise.

3.3.1) Fico cada vez mais admirado como a Microprose, entre 1990 e 1995, só lançou jogos incríveis nesse período, ainda que alguns deles tenham ficado obscuros a ponto de não terem o sucesso que mereciam ter naquela época, muito embora tenham obtido o reconhecimento devido tempos depois por conta da cultura do retrogaming, o que levou a um certo revisionismo das coisas e à cultura de se medir o valor dos jogos pelo que eles realmente são, sem a influência exagerada da propaganda daquela época.

3.3.2) Se olharmos as coisas por esse prisma, certamente a Microprose foi de fato muito inovadora nesse período, a ponto de o MPS Labs ser uma escola para muitos designers. E a Firaxis, a empresa sucessora da Microprose, manteve a tradição nesse sentido, a ponto de esta ser passada de geração em geração. Se juntarmos esse legado acumulado, de fato as duas empresas faziam jogos muito à frente de seu tempo,  o que comprova o sucesso do Transport Fever nos tempos atuais.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de julho de 2022 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2022 (data da postagem atualizada).

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Só prometa as coisas apenas aos humildes e pacientes - lições de uma experiência pessoal

1) Uma lição que eu aprendi hoje: só posso prometer coisas a quem é não é cheio de si até o desprezo de Deus, pois as pessoas que tem ego inflado são movidas pela gula de Chronos, uma vez que elas não vão respeitar o seu tempo, muito menos seu espaço de trabalho e vão ficar te cobrando as coisas no tempo e no mérito delas. Por isso, é insensatez atirar flecha no vazio, pois ela vai se voltar contra você, mais cedo ou mais tarde.

2) Quando a pessoa é revestida de Cristo, o tempo de pagar pelo que se deve se dá nos méritos de Cristo. A pessoa que é humilde respeitará o seu tempo, sua vida atribulada - tão logo você tenha disponibilidade para cumprir o compromisso avençado, cumpra-o nos méritos de Cristo tão logo você possa. Por isso, sirva a essa pessoa tal como você serviria a Jesus Cristo, enquanto verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Senhor dos Senhores e Servo dos Servos, modelo de soberano para todos os vassalos de Cristo de toda a cristandade (os reis).  

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 6 de junho de 2022 (data da postagem original).

segunda-feira, 4 de julho de 2022

O videogame é um consolo, quando temos uma crise de conversas inteligentes na rede social

1) Hoje passei o dia jogando Thea 1. Eu me diverti muito com o jogo, a tal ponto que estou jogando esse jogo cada vez melhor.

2) Tem momentos em que jogar videogame está mais interessante do que acompanhar as discussões na rede social. Mesmo no meio intelectualizado, as conversas estão ficando cada dia menos produtivas, a tal ponto que jogar um jogo de estratégia como o Thea 1 está ficando a cada dia mais produtivo para mim.

3) Afinal, estamos vivendo a era das trevas - a temática do jogo me consola, pois a mitologia do jogo trata de de um novo despertar, de um renascimento, da vitória da vida sobre a morte - e nisso há um quê de Cristão nesse jogo que se baseia na mitologia eslava.

4) Será que Svarog, o Deus do Sol, é a prefiguração do próprio Cristo? Isto daria uma discussão muito interessante - é uma pena que ninguém acompanha o que posto aqui na rede.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 04 de julho de 2022 (data da postagem original).

Do videogame como instrumento de santificação, seja do trabalho, seja do estudo:

 http://veewhoje.com/2D95

sábado, 2 de julho de 2022

Como diferenciar uma comunidade revelada tradicional da comunidade revelada conservadora? Eis algumas lições da história

1) Mais do que um movimento de militância política, o tradicionalismo é o processo de se semear consciência da conformidade com o Todo que vem de Deus a cada geração de modo que elas se santifiquem através do estudo e do trabalho a ponto de servirem a Cristo em terras distantes, uma vez que o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem quer um império para Si tendo por base o que há de melhor de cada povo, dentro de um contexto ainda maior que a Cristandade, já que o Todo que vem de Deus, que é católico, é maior que a mera soma das partes.

2) O processo de construção da casa de palha se dá através do processo de se tirar as pessoas da insensatez e da ignorância. Você precisa criar pessoas centradas e dóceis ao ensino da verdade - e isso se dá desde a tenra idade. Afinal, é preciso que ensinemos às crianças de modo que não punamos os homens pelo pecado do conservantismo, que é um pecado contra o Espirito Santo.

3) O processo de aperfeiçoamento da casa de palha para a casa de madeira se dá quando a criança passa da condição de absolutamente incapaz para a vida civil para relativamente incapaz de exercer certos atos da vida civil - nesse processo, ela recebe auxílio de seus pais de modo a se tornar um adulto plenamente capaz. Uma vez apurada sua capacidade de fazer as coisas visando ao bem comum, talvez alguns se tornem plenamente capazes antes do tempo e passem a servir a Cristo em terras distantes, depois de algum tempo de amadurecimento. Este tempo é mais ou menos equivalente ao tempo do Crisma, onde o batismo é confirmado.

4) O processo para a construção do castelo, da morada interior definitiva dos homens nos méritos de Cristo, se dá da passagem da adolescência para a idade adulta, quando o jovem se torna plenamente capaz de exercer a vida civil, como um bom cidadão da cidade dos homens que reflete a virtude da Jerusalém celeste.  Neste ponto, ele poderá desenvolver economia própria, assumir compromissos com outros semelhantes, constituir família e honrar o bom nome de seus pais de modo a exercer uma boa influência na sociedade nos méritos de Cristo.

5.1) Se um indivíduo precisa desse três estágios para se desenvolver, então uma nação, para poder progredir, ela precisa de gerações e gerações de indivíduos se formando dessa forma, pois a alma deve ser educada para a virtude e para servir aos outros de modo que o país seja tomado com um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo.  

5.2.1) Quando esse processo estiver formado e consolidado no tempo, você pode falar em uma sociedade tradicional. Se esse processo é ainda muito recente, certamente você está diante de uma sociedade conservadora - ela ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, mas ela não encontrou a sua vocação de tal maneira a ser grande nos méritos de Cristo.

5.2.2) Um exemplo de sociedade conservadora foi a Espanha pós-1492 - ela escolheu a Cristo e, para se consolidar como nação, lançou-se aos mares por si mesma, ainda que sem o mandato de Cristo, que foi dado a Portugal, nos termos do milagre de Ourique. 

5.2.3) Toda a História da Espanha e da América Espanhola são desdobramento de uma escolha por Cristo em detrimento de Maomé; quando isso decaiu, o senso de unidade, com base nessa comunidade revelada, se perdeu. Com o liberalismo, o que mais se tem hoje é a anarquia, pois o que era sólido já está se desmanchando no ar, por conta da perda do sentido histórico do senso de hispanidade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 02 de julho de 2022 (data da postagem original).