1) Outro dia, eu estava assistindo a uma lista que mostrava os 100 maiores jogos de DOS do período que vai de 1994 a 1997. E um dos jogos que mais me chamou a atenção foi o Transport Tycoon Deluxe.
2) Investigando mais um pouco sobre o que eu vi, descobri que esse jogo foi lançado pela Microprose em 1995. O design do jogo foi assinado por Chris Sawyer e ele serviu de inspiração para o Transport Fever, que nada mais é do um remake desse jogo usando a tecnologia dos tempos atuais.
3.1) Fui no site russo que meu irmão me indicou para baixar jogos e baixei o TTD, como o jogo é conhecido por muitos. Configurei o D-Fend Reloaded para rodar o jogo - com relação à parte sonora, eu coloquei a Roland M-32, que é de longe a melhor placa de som que há, já que o ponto forte dos jogos antigos era a parte sonora, que era muito à frente de seu tempo - o que pavimentou o caminho para a inovação em muitas outras áreas, já que o som se tornou a espinha dorsal dos jogos de sucesso dessa época, uma vez que a tecnologia de gráficos desse período era muito limitada.
3.2) A primeira coisa que notei foi o estilo musical, muito parecido com o do Transport Fever - o que prova o que afirmei no ponto 2. Só não joguei o jogo pra valer por conta do adiantar da hora, mas tão logo eu possa eu vou aprofundar esta análise.
3.3.1) Fico cada vez mais admirado como a Microprose, entre 1990 e 1995, só lançou jogos incríveis nesse período, ainda que alguns deles tenham ficado obscuros a ponto de não terem o sucesso que mereciam ter naquela época, muito embora tenham obtido o reconhecimento devido tempos depois por conta da cultura do retrogaming, o que levou a um certo revisionismo das coisas e à cultura de se medir o valor dos jogos pelo que eles realmente são, sem a influência exagerada da propaganda daquela época.
3.3.2) Se olharmos as coisas por esse prisma, certamente a Microprose foi de fato muito inovadora nesse período, a ponto de o MPS Labs ser uma escola para muitos designers. E a Firaxis, a empresa sucessora da Microprose, manteve a tradição nesse sentido, a ponto de esta ser passada de geração em geração. Se juntarmos esse legado acumulado, de fato as duas empresas faziam jogos muito à frente de seu tempo, o que comprova o sucesso do Transport Fever nos tempos atuais.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 8 de julho de 2022 (data da postagem original).
Rio de Janeiro, 9 de julho de 2022 (data da postagem atualizada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário