1) Dizia Chesterton que cada época é salva por pessoas que tiveram a audácia de não serem atuais.
2) A palavra be (ser em inglês) lembra bie (atual em polonês); contrapartida, not to be (não-ser em inglês) lembra niebie (céu ou eternidade em polonês)
3) O brilhantismo de Chesterton foi fazer o cruzamento dos conceitos: em verdade, o ser está relacionado à eternidade (be as niebe), pois quem é de Deus nega o não-ser próprio do mundo, do diabo e da carne, próprio de quem conserva o que é conveniente e dissociado da verdade (o not to be como expressão do bie, do moderno, do aggiornamento revolucionário gramsciano).
4.1) Não é à toa que o polonês tem duas palavras para pobre: o biedny (o que vive segundo a matéria, algo que é próprio dos dias atuais) e o ubogi (o que vive segundo o espírito de Bóg, Deus em polonês).
4.2.1) Ainda que tenha contato físico com uma enorme quantidade de riquezas, o biedny nunca será rico, já ele se apossou desses bens sem a permissão de Deus para isso, por ser cheio de si até o desprezo de Deu a ponto de dividir o mundo entre leitos e condenados, tal como fazem na Revolução Protestante, que é um verdadeiro horror metafísico.
4.2.2) O ubogi, quando passa a ter contato com a riqueza, ele vira bogaty (rico em polonês). E a missão do rico é ajudar o pobre em suas necessidades, a ponto de a política e a economia serem a continuação da trindade.
4.2.3) Em Cristo, rico e pobre são díades complementares, pois ambos se complementam de modo a haver uma concórdia entre as classes, o que beneficia o bem comum. O objetivo do forte é ser mão amiga do fraco a ponto de com ele compor uma verdadeira sinfonia, tal como vemos no piano. Afinal, tudo está em Cristo e nada pode estar fora d'Ele ou contra Ele. Esta é única ordem de coisas que pode oferecer resistência ao conservantismo e à pretensão de colocar tudo nas mãos do Estado, a ponto de brecar a ambição estúpida do "forte" autodeclarado de antemão aniquilar o mais fraco, por conta de certas idéias que este conserva de conveniente e dissociado da verdade, tais como certas idéias supostamente de direita e de esquerda fundadas na mentalidade revolucionária, que são díades antitéticas.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021 (data postagem original).