Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Quando me ponho à direita do Pai, eu me ponho à esquerda de toda ordem fundada na promoção daquilo que não presta, por ofender a Deus

1) Quando me ponho à direita do Pai, eu necessariamente me ponho à esquerda de todo projeto fundado em se conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, onde nele os donos do poder são o arquétipo do homem kantiano: do animal que mente. 

2.1) Direita e esquerda nesse sentido podem ser díades complementares, em vez de serem antitéticas. 

2.2) O direitismo burro e irracional implica eliminar todo tipo de esquerda, como se isso fosse cortar o mal pela raiz. Isso seria conservar o que é conveniente e dissociado da verdade, pois a pessoa estaria agindo da maneira mais imprudente e insensata. Ela estaria agindo mais por suas paixões desordenadas do que ela reta razão. Ela não estaria vendo a Cristo neste tipo de ação sem sentido, mas medindo as coisas pela sua própria estupidez.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário