Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de julho de 2021

A usurpação do vicariato de Cristo não é o mesmo que dizer que a figura do Papa é em si mesma demoníaca. Comentários sobre isto.

1) Concordo com o professor Olavo quando este fala que é preciso se ter o senso das proporções: muitos estão a confundir a ocupação indevida da cátedra de São Pedro (a usurpação do vicariato de Cristo) com a idéia de que a mera figura do papa é em si uma figura demoníaca, como fazem os protestantes. Não é à toa que a progressiva protestatização da fé católica leva necessariamente à corrupção da inteligência que se precisa ter para se compreender corretamente os santos mistérios da Igreja.

2.1) O senso das proporções pede um pleno domínio da linguagem e uma alma sistematicamente cultivada para a verdade, o santo fundamento da liberdade. Dessa forma, a pessoa conservará a dor de Cristo a partir da prática constante de conservar o que é conveniente e sensato ao longo do tempo, num poderoso processo de capitalização moral, onde o tempo kairológico, e não o cronológico, completa a plenitude dos tempos em Cristo, a ponto de converter a alma para a verdadeira fé (metanóia). 

2.2.1) Quem conserva o que é conveniente e dissociado da verdade buscará liberdade fora da verdade, a ponto de achar a fé em Cristo e na Igreja que Ele fundou uma verdadeira prisão - e aí ele buscará edificar uma nova ordem que satisfaça seus caprichos egoísticos. 

2.2.2) Eis o herege como revolucionário. Ele é basicamente um cátaro da pior espécie: o corpo de Cristo para ele é uma prisão e ele vai querer se livrar desse corpo de qualquer maneira.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário