Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Notas sobre a íntima relação que há entre escrita e fotografia - lições da minha experiência pessoal

1) Dizia Plínio, o Ancião: a maior glória de uma vida é registrar toda uma experiência de vida que mereça ser descrita detalhadamente para a posteridade. E ao escrever, você deve registrar o que merece ser observado.

2) Quando fotografo, eu me valho da minha experiência de escritor: ao tirar uma foto, eu registro o que merece ser observado, já que fotografar é escrever com os olhos. E se olhos são a janela da alma, então eles precisam estar cheios de benevolência, não de concupiscência.

3.1) Enquanto as republicanas expõem seus corpos ao Deus-dará e não têm nada de bom na cabeça sobre o qual se deva conversar, eu ofereço meu trabalho de fotografar coisas dignas de serem fotografadas que há na minha cidade ou mesmo na minha paróquia, de modo que algum dia alguém de fora possa tomá-la como seu segundo lar espiritual tanto quanto a paróquia mais próxima de casa, na sua terra natal, esteja essa pessoa dentro ou fora do Brasil. 

3.2) Isto é, basicamente, teoria da nacionidade aplicada no seu campo mais prático.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 05 de julho de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário