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terça-feira, 9 de outubro de 2018

A santificação através do trabalho leva à santificação da família, por vias indiretas - e isso é uma espécie de trindade

1) Patrimônio, em latim, quer dizer "recebido do pai". O termo tem profunda relação com tradição, em que as coisas são passadas de pai para filho.

2) No sentido econômico, contabilista e jurídico, patrimônio é o complexo de bens móveis e imóveis que podem ser convertidos em dinheiro. Por essa razão, está intimamente relacionado à herança. Não só bens tangíveis podiam ser transmitidos por herança, mas também bens intangíveis, como as habilidades e os segredos profissionais do pai. No caso desse patrimônio intangível, era preciso haver ações e omissões decorrentes das relações impessoais de mercado de modo que o herdeiro pudesse prosperar com as habilidades herdadas de seu ancestral.

3) Matrimônio, em latim, quer dizer "recebido da mãe". O termo está relacionado à noção da maternidade enquanto vocação. Da mãe nós recebemos os filhos, que certamente continuarão o nosso legado.

4) Quando digo que moro com os meus pais, isso quer dizer que moro com a minha mãe e com o meu pai, no mesmo teto que eles. Logo, da minha mãe eu também posso também receber patrimônio. Na Idade Média, quando a mulher tinha tempo livre, ela podia estabelecer uma atividade econômica organizada de modo a ajudar no sustento da família, até porque a função primordial da esposa é cuidar da família, sobretudo do marido. De certo modo, como herdeiro posso receber dela também patrimônio tangível como também patrimônio intangível, que são as habilidades profissionais dela.

5.1) Se uma pessoa conseguir sintetizar o que recebeu de seu pai e de sua mãe de um modo a melhor responder às suas circunstâncias de vida, então é possível dizer que ele descobriu sua própria profissão - e é através do serviço que ela presta aos seus semelhantes que santifica esta atividade descoberta. E nessa santificação, ela também santifica por vias indiretas seu pai e sua mãe, uma vez que honra o que recebeu deles de modo a promover tudo aquilo que decorre da conformidade com o Todo que vem de Deus.

5.2) Afinal, não conheço melhor maneira de honrar pai e mãe senão fazendo isso, nem que seja vendo o trabalho integrado à personalidade do pai como tese e o trabalhado integrado à personalidade da mãe como antítese de modo a fazer uma síntese a partir dessas coisas.

5.3) Eis uma trindade que pode ser feita de modo a agir colaborando com a construção do bem comum, de modo que a polis, a cidade dos homens, imite a Jerusalém celeste, a cidade de Deus, a ponto de fazer o país ser tomado como um em Cristo por meio desse exemplo, por via reflexa.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de outubro de 2018.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Notas sobre sedevacantismo em matéria de política

1) Nos Estados Unidos, desde que Reagan completou o mandato, o país teve 28 anos de maus governos (Bush Pai, Bush Filho, Clinton e Obama). Após todo esse tempo é que surgiu um sucessor à altura do legado de Reagan: esse presidente se chama Donald Trump.

2.1) Na República, é muito comum acontecer sedevacantismo em matéria de política, uma vez que Deus não é a medida de todas as coisas, mas o Estado, que é tomado como se fosse religião, a ponto de tudo estar nele e nada estar fora dele. Nem sempre o sucessor imediato de um excelente presidente é necessariamente seu sucessor espiritual, a ponto de honrar e expandir o legado deixado.

2.2) Se no único país do mundo onde a República deu certo eles precisaram de 28 anos para encontrar um sucessor à altura do Reagan, que dirá o Rio de Janeiro, o meu estado? Desde Carlos Lacerda não temos um governador à altura daquele que governou o Rio de Janeiro, que já foi capital do Império - e de certa forma, ainda é a verdadeira capital do país, em termos de símbolo.

3.1) Na monarquia, onde o vassalo de Cristo protege o povo dos maus governos, um mau governo é imediatamente dissolvido e novas eleições são convocadas. E neste ponto o Poder Moderador pode ser exercido como um ato de legítima defesa contra governos apátridas.

3.2.1) Esta, no meu entender, é a verdadeira justiça eleitoral - nenhum governo revolucionário vingará se houver um monarca imitador de D. Afonso Henriques como vassalo de Cristo.

3.2.2) Todo aquele que não ama e não rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento está necessariamente à esquerda do Pai - e por isso, não servirá ao povo no tocante a promover o bem comum, mas usará do cargo para promover a si mesmo à custa do povo.

3.3.1) O maior problema de uma monarquia está quando o soberano age como D. João II: age como se fosse o senhor do senhores e não como se fosse o servo dos servos em Cristo, tal como foi D. Afonso Henriques.

3.3.2) Se este monarca não for imitador de Cristo, ele deve e precisa ser destituído, uma vez que o povo não vê a Cristo na figura dele, mas o Faraó do Egito que escravizou a todo o povo de Israel, do qual veio Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

4) Enfim, uma monarquia, para ser estável, necessita e muito da aliança entre o altar e o trono, tal como foi estabelecida em Ourique, até porque essa aliança é vital para se expandir a fé cristã no mundo. Esta é a razão de ser das coisas que fazem o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves ser tomado como um lar em Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2018.

domingo, 7 de outubro de 2018

Notas sobre a diferença entre nacionismo e nacionalismo em termos de cultura, em termos de matriz de consciência

1.1) No nacionismo, nós tomamos os que não nasceram aqui, mas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, como parte da nossa família, pois somos uma grande família de batizados, apesar das diferenças culturais. Os que têm pai brasileiro e mãe polonesa, por exemplo, aprendem a tomar o Brasil e a Polônia como um mesmo lar em Cristo por conta da dupla nacionalidade.

1.2) Como nós tomamos os dois países como um mesmo lar em Cristo, então acabamos multiplicando esse amor compartilhando esse senso com os que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento que se encontram dispersos pelo mundo afora.

1.3) Como servirmos a Cristo em terras distantes, então somos todos portugueses: temos o mundo como o lugar onde podemos descansar em paz, uma vez que fundamos um império de cultura em Cristo, por Cristo e para Cristo.

2.1) No nacionalismo, o pais é tomado como se fosse religião - e quem não nasceu aqui já é condenado de antemão. Até mesmo os que estão na barriga da mãe.

2.2) O nascituro é equiparado a um alienígena, a um estrangeiro, pois num mundo onde o princípio da não-traição àquilo que decorre da conformidade com o todo que vem de Deus não é observado ter expectativa de direito é o mesmo que não ter direito.

3) Eis a grande diferença entre nacionismo e nacionalismo, em termos de cultura, em termos de matriz de consciência. É uma diferença gigantesca! Não dá para tomar essas coisas como sinônimos.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2018.

sábado, 6 de outubro de 2018

Na logicznych podstawach brazylijskiej Ojczyzny

01) Powoden, dla którego Portugali zaludniła Brazylię, jest to z powodu na wezwanie Chrystusa, aby mogło służyć Mu w odległych krajach.

02) Szlachta narodu portugalskiego założyła cywilizację na tej ziemi i jest to okoliczność naszej formacji, która prowadzi nas do chrześcijaństwa, podstawy wszelkiej uniwersalności, ze wszystkiego, co jest zgodnie z całością, która pochodzi od Boga.

03) Jeśli zachowasz pamięć o bólu Chrystusa w twojej ziemi, jesteś Portugalczykiem, ponieważ jest konserwatywny w pierwotnym znaczeniu tego słowa znaczeniu. Dlatego portugalska strona zawsze będzie konserwatywna.

04) Jeśli kochasz swój kraj jako swój dom i wiesz, że kraj stał się wolnym narodem dzięki mądrości króla João VI, kiedy podniosłeś prowincję Brazylijską do kategorii Królestwa, wiedz, że powinieneś być wdzięczny Portugalii, za ułożenie podstaw cywilizacji na tej ziemi, aby być częścią kontekstu chrześcijaństwa, jako części czegoś uniwersalnego. Dlatego promujcie w tej ziemi wartości Chrystusa i promujcie pokój, z porządkiem i dobrobytem gospodarczym. I nie szukaj symboli odrzucenia w tej sytuacji, w której kraj został założony, nie wierzcie nawet w fałszywe twierdzenie, że kraj był kolonią - tylko wtedy brazylijska strona będzie naprawdę oparta na czymś, co jest po prawicy Ojca.

05) Polityczny sens tego kraju jest w ciągłym dialogu między partia portugalską a partia brazylijską, tak że obie strony są w harmonii, ponieważ każdy polityczny sens poza tym oznacza również życie w kraju kłamstwa. Z tego powodu Portugalczycy i Brazylijczycy nie są dwiema frakcjami, które powinny walczyć o śmierć z mocy, ale częścią tego samego narodu, który powinien być traktowany jako dom w Chrystusie. Z tego powodu muszą współpracować, aby uczynić kraj kwitnącą i wpływową cywilizacją. I nie tylko Portugalczycy i Brazylijczycy, ale także Włosi, Japończycy, Niemcy, Polacy i tak wiele grup, którzy przyszli tu później.

06) Wreszcie, użycie terminów "prawy" i "lewy", tak jakby to była zwykła dziura, jest nadużyciem prawa do abstrakcji, ponieważ ostatecznie pomyślimy, że kraj, w którym żyjemy, to Francja, a nie Brazylia. Z tego powodu będziesz grał w tym kraju w kontekście Nowego Porządku Świata, aby postrzegać nas jako coś nieistotnego. W końcu polityka bez zajmowania kraju jak gdyby była domem w Chrystusie, rozwiewa rzeczywistość, ponieważ jest przejawem głupoty. Dlatego nie powinieneś nazywać nacjonalistów - tych, którzy traktują kraj jak religię - od "prawicy", ponieważ są niczym więcej niż prawem od lewej, podczas gdy komuniści to czarna dziura, skrajna lewica.

07) Prawdziwe poczucie "prawa" opiera się na tym, co znajduje się po prawicy Ojca. I w tym sensie zarówno portugalska strona, jak i brazylijska strona, służą krajowi lepiej niż wszystkie partie polityczne, które prowadzą nas do wspólnego rów, ponieważ służą logice wojen frakcyjnych, które charakteryzują tę rewolucyjną republikę. Z tego powodu prawdziwy parlamentaryzm opiera się na rządach współpracy, a nie na wojnach frakcyjnych, jak ma to miejsce w przypadku republiki. Przecież Imperium stworzone przez Chrystusa w Ourique jest ewolucją Republiki, ponieważ król, jako wasal i sędzia debaty politycznej, położy kres konfliktom interesów, dopóki nie dojdzie do wojny domowej lub przemocy między nami. Wasal towarzyszy Chrystusowi jako królowi, dzierżąc moc, aby to wszystko się skończyło, gdyż król i lud są jedyną rzeczą w tej misji, która ma służyć Chrystusowi w odległych krajach.

08) To są logiczne podstawy ojczyzny. Jest to jeden z aspektów, które należy rozważyć, gdy istnieje możliwość przywrócenia istoty zaginionego domu przez Liberalną Rewolucję w Porto w 1820 roku.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 30 stycznia 2014 (oryginalny tekst)

Rio de Janeiro, 31 października 2017 (zaktualizowany tekst)

Versão em português:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2014/01/sobre-as-fundacoes-logicas-da-patria.html

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Se você é honesto, então é melhor devorar os livros do que comer gente

_ José, o que faz do dinheiro que recebe de seus doadores?

Resposta:

1) Uso para devorar os livros que compro, o que favorece a santificação do meu trabalho. Se fosse para comer gente, seria perda de tempo, pois teria que enfrentar a amarga fila da confissão - e essa fila é longa. Isso para não falar que estaria jogando a confiança dos meus leitores, consubstanciada no dinheiro que me mandam de doação, na lata do lixo.

2.1) Se política é confiança, então há um aspecto político na minha profissão de escritor - e eu preciso estar diante do meu ouvinte onisciente o tempo todo de modo que possa servir muito bem ao meu leitor real, de carne e osso, ainda que geograficamente distante.

2.2) Como não posso enganar meu ouvinte e leitor onisciente, então por conta do princípio da não-traição àquilo que decorre da conformidade com o Todo que vem de Deus eu não posso trair meus leitores, pois vejo Cristo, meu leitor e ouvinte onisciente, o tempo todo nessas pessoas de carne e osso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2018.

Notas sobre o bolsonarismo e das razões pelas quais vou colaborar com ele, apesar de não concordar com isso

1) O antipetismo implica necessariamente recusa ao projeto de Estado do PT de criar um Estado Totalitário Comuno-Castrista.

2.1) Acontece que o presidente tem dois corpos: ele é chefe de Estado e chefe de governo. Por essa razão, o antipetismo puro e simples não é motivo suficiente para se eleger um presidente.

2.2) Se assim o fosse, estaríamos dando cheque em branco para esse candidato antipetista, uma vez alçado à presidência, fazer o que bem entendesse no âmbito do governo, quando na verdade temos problemas sérios de segurança. E isso inclui mudar a constituição, sem a necessidade de convocar uma eleição de modo a se fazer uma nova Assembléia Constituinte.

2.3) Logo, na raiz do antipetismo puro e simples há a confusão da figura do chefe de Estado com chefe de governo, o que leva a se eleger alguém com poderes absolutos.

3.1) O Bolsonarismo é antipetismo qualificado com medidas concretas em matéria de segurança pública, o que é exatamente o que o país como um todo tanto precisa, sobretudo o Rio de Janeiro, onde eu moro - e é esse o motivo determinante do meu voto.

3.2.1) De nada adianta encher o povo de dinheiro se ele não tem o seu ir-e-vir respeitado, a ponto de fazer tudo aquilo que deseja fazer para o seu próprio bem e para o próximo sem ofender direito alheio.

3.2.2) Se todos tiverem uma renda maior, a ponto de fazer da riqueza sinal de salvação, então isso é só pavimentar o caminho para que os comunistas voltem com força e arranquem esse dinheiro da gente, na forma de tributação de herança ou por meio de uma carga tributária ainda mais pesada, que passará a ser usada como método de modo a se fazer confisco.

3.2.3) E é este é o problema que há com relação à candidatura do Amoêdo, sem mencionar que não há da parte dele respeito aos nossos valores, uma vez que liberal é revolucionário - e não direitista, tal como o mundo fala.

3.3.1) Se ao menos eu tiver liberdade para poder ir ao Centro Cultural Banco do Brasil e à Biblioteca Nacional e fazer minhas pesquisas sem que eu corra o risco de ser assaltado e morto durante o trajeto, então eu já me dou por satisfeito. Pois se houver políticas sérias de segurança pública, então indiretamente ele estará me estimulando a conduzir minhas pesquisas de modo a restaurar a cultura que se perdeu por força da secessão de 1822. E essa segurança já é suficiente para mim.

3.3.2) Por isso que olhei para o meu lado, pois estou preso em casa por conta do banditismo estimulado pelo PT, que está sendo usado como forma de controle social.

3.3.3) Se não posso consultar uma biblioteca para ver livros novos que me conduzam a novos caminhos, então minha pesquisa progride mais lentamente, pois não posso ficar exclusivamente dependente das indicações dos sensatos.

4) Mesmo que esteja numa circunstância de país tomado como se fosse religião, uma vez que os militares estarão no poder novamente, ao menos minha pesquisa estará progredindo, não obstante a estas circunstâncias. E é por conta destas circunstâncias mais favoráveis ao meu trabalho que estou votando nele.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2018.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Da necessidade de converter o que escrevi em artigos em romances

1) Pode ser que eu não ganhe muito dinheiro, pode ser que eu acabe passando necessidade, mas jamais venderei minha alma, pois não faço da riqueza sinal de salvação. A verdadeira riqueza é fruto de trabalho.

2) Se o trabalho é fundado em Deus, isso não quer dizer que esse faça sucesso no mundo dos homens, sobretudo em tempos onde a ética protestante e o espírito do capitalismo estão sendo conservados de maneira conveniente e dissociada da verdade e de um modo sistemático.

3) Talvez esteja eu a lançar a semente de algo para novos tempos - tempos esses que só Deus sabe, pois no meu tempo, como já me disseram, as pessoas não estão prontas para ouvir o que falo, ainda mais da forma direita e dura como faço nos meus artigos, uma vez que vivi tempos difíceis, de uma época em que o Brasil foi dominado pelo petismo. Seria mais adequado que falasse por meio de parábolas, mas creio que nem mesmo esse recurso seja possível, por conta da apeirokalia que reina sobre esta terra.

4.1) Se a poesia e a arte de bem dizer as coisas por meio de histórias que nos apontem para a conformidade com o Todo que vem de Deus não funcionam na sociedade do meu tempo, então o jeito que adotei foi exatamente isto que adotei nos meus textos.

4.2) Posso não ganhar dinheiro com isso, posso morrer de fome, mas é a única forma que conheço para abrir os olhos das pessoas, que estão conservando o que é conveniente e dissociado da verdade a ponto de fazerem esta terra ficar desligada do Céu e levar todo um povo ainda não nascido ao fogo eterno, uma vez que não temos alta cultura, pois aquilo que decorre de Ourique foi rejeitado em favor de uma pretensa independência fundada no amor de si até o desprezo de Deus que só nos colocou à beira do precipício.

4.3) Enfim, este novo ensaio sobre a cegueira precisaria ser contado na forma de romance. Não sei se estou à altura desta tarefa, mas vou tentar escrever as coisas da melhor forma possível.

5) Enfim, que Deus me dê forças para esse desafio, pois é isto que precisa ser feito.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 4 de outubro de 2018.