Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2024

Sobre o poder de influência de uma doutrina e da necessidade de se rastrear a origem de suas idéias

 "O poder de influência de uma doutrina não se mede pelo número dos que a conhecem a fundo, mas pelo dos que a seguem sem a menor idéia do que o fazem. À medida mesma que uma corrente de pensamento se dilui no 'senso comum', perdendo sua identidade própria, redobra a força com que seus símbolos valores, critérios de julgamento e normas de ação determinam o comportamento dos homens na sociedade. O p´roprio marxismo não seria nada se tivesse a seu serviço somente intelectuais de elite capazes de conhecê-lo e meditá-lo: é a massa dos marxistas inconscientes - aqueles que acreditam não ser comunistas - que lhe dá seu tremendo de impregnação na sociedade."

Olavo de Carvalho

Facebook, 10 de agosto de 2012

Fonte:

https://www.facebook.com/wanderleypr.souza/posts/pfbid0SqnwM2CSFBsPbjfXS1Th45tZVJezuM9DFwaV41v6f99wpSBFsCyH3kVqtymSrNXbl

Comentário:

1) Não há nada mais poderoso no mundo do que ideias que se difundiram ao longo do tempo e se incorporaram ao senso comum dos indivíduos. As pessoas repetem tais ideias como se elas tivessem brotado de suas mentes espontaneamente, e são guiados inconscientemente por elas. 

2) Olavo de Carvalho ensinava uma lição valiosa para quem gosta de opinar: rastreie a origem das suas ideias. Ou seja, por que tenho tal opinião sobre determinado assunto? De todo modo, esteja certo de que, tudo o que você pensa, já foi pensado antes por alguém.

Silas Feitosa

Fonte: 

https://www.facebook.com/SilasFeitosa22/posts/pfbid0Fx81CnozZGxyyfKy9KoS2oBLiEN3g9pp35uBh8DLiN4STvbTv1jYKkoCWG3LpRmHl

Facebook, 11 de março de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário