Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2024

Notas de experiência, decorrentes das minhas andanças no facebook - 18/03/2024

1) Nas minhas andanças de internet, a comunidade La Leyenda Negra disponibilizou uma postagem mostrando que os países da América Espanhola também não foram colônia, a exemplo do Brasil, como bem mostrou Tito Lívio Ferreira em seu livro O Brasil não foi colônia.

2) Dada a relevância do tema, traduzi este artigo do espanhol para o português e encaminhei-o para a minha amiga Vanja.

3) Ela por sua vez, colocou minha tradução na inteligência artificial e ela fez um resumo da minha tradução - o trabalho ficou excelente. Agora, preciso saber dela qual é a ferramenta de IA que ela usa - quero trabalhar com inteligência artificial da mesma forma.

                                                                                 * * *

4.1) Meu irmão, ao tomar conhecimento destas notas, franqueou-me o acesso ao chat GPT, através da conta que ele tem no gmail. Como eu também tenho conta no chat GPT, optei or entrar na minha conta.

4.2) Pedi ao Chat GPT para fazer um resumo em português da minha tradução - e o chat GPT fez este trabalho (só tive o trabalho de fazer a revisão):

"O presente texto aborda a controvérsia em torno do uso do termo "colônia" para descrever o período histórico de dominação espanhola na América Latina. Acadêmicos argumentam que o termo é inadequado e perpetua uma visão negativa da história, sugerindo que deveria ser substituído por "Período de dominação e civilização espanhola". Documentos históricos mostram que as terras conquistadas pela Espanha eram consideradas províncias, não colônias, e os nativos eram tratados como súditos iguais aos espanhóis. Apesar disso, os currículos escolares continuam a usar o termo "colônia". A Academia Nacional de História da Argentina apóia a substituição do termo por "Período Espanhol". No entanto, décadas depois, a falsa percepção de que somos filhos bastardos de uma relação colonial, de uma relação de dominação, ainda persiste, uma vez que isto está sendo conservado de forma conveniente e dissociada da verdade".

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 18 de março de 2024 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário