Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2024

Nova Espanha como epicentro da primeira globalização - sobre a feira de Acapulco



 A feira de Acapulco era o local onde as mercadorias do Galeão costumavam ser vendidas quando este chegava à América. Era “a feira mais famosa do mundo” - escreveu o viajante prussiano Alexander von Humboldt, a respeito deste mercado.

Era um lugar único: os produtos da América do Norte, da América do Sul, da Ásia e da Europa eram reunidos neste mercado. Os negócios foram fechados sem abrir as cargas descarregadas - e nesse ambiente havia uma cultura de honestidade e confiança generalizada entre os consumidores e os prestadores de serviço - por conta desse ambiente de boa-fé objetiva, acordo de cavalheiros eram feitos sistematicamente.

A integridade e honestidade destes comerciantes chamou a atenção dos viajantes europeus que passaram pela feira. Estes transmitiram sua surpresa em seus escritos ao ver como o comércio entre as terras da América e das Filipinas, distantes mais de três mil léguas uma da outra, era realizado com justa retidão e até com mais honestidade do que aquele que ocorria entre nações vizinhas do Velho Mundo.

A título de curiosidade, a grande árvore que aparece na imagem é real e existe até hoje - o Galeão costumava ser amarrado a ela por meio de cordas.

Fonte: 

https://www.facebook.com/escritorrafa.codesrico/posts/pfbid02u98UwhKbC1gFW4XnRjE4ogsJvcrN7ox9DAkJotXnX5tx5G68yfzZ93csyZ3ZNWrel

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/12/notas-sobre-o-instituto-da-casa-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário