Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2024

A Coca-Cola foi inventada em um povoado de Valência? Uma teoria aponta para o roubo da fórmula

1) Acredita-se que a bebida teria sido criada em Aielo de Malferit por uma destilaria que a batizou com o nome de Anís Celestial.

2.1) Trata-se da bebida mais famosa da história - não existe outra marca, cor e sabor com estas características tão marcantes, tais como a conhecemos hoje. A Coca-Cola tem hoje 137 anos e é uma das invenções humanas mais bem conhecidas. Sua história remonta a 1869, quando John Stith Pemberton começou a comercializar uma bebida que imitava o Vinho Mariani, um licor que continha um derivado da folha de coca semelhante à cocaína e que ele chamou de Pemberton's French Wine Coca.

2.2) A bebida de Pemberton incluía extrato de coca, mas sem álcool. Mais tarde, quando os efeitos nocivos do composto químico se tornaram conhecidos, ele substituiu a coca pela noz de cola. Mas esta idéia não foi tecnicamente uma "descoberta", pois há indícios de que a idéia foi desenvolvida antes por uma pequena empresa farmacêutica espanhola, que apresentou a fórmula ao registro de patentes nos Estados Unidos um ano antes do nascimento da famosa marca vermelha.

3.1) No pequeno povoado de Aielo de Malferit, em Valência (cidade de Nino Bravo), Bautista Aparici, Ricardo Sanz e Enrique Ortiz, três moradores locais com bastante experiência na fabricação de bebidas alcóolicas, tinham a sua destilaria. Por conta da excelente qualidade de seus produtos, eles receberam premiações internacionais, medalhas em feiras do setor e até um acordo com a Família Real para fornecer aos Reis licores com sabores imaginativos e licenças para criar nomes tão imaginativos quanto seus sabores, como amor perfeito, prazer de dama, lágrimas de contribuinte ou leite de velha - estes eram alguns de seus nomes.

3.2) Entre as especialidades da companhia havia o chamado Anis Celestial, uma bebida feita à base de noz de cola e folhas de coca do Peru, mais densa que a Coca-Cola e que foi apresentada em diversas feiras internacionais, incluindo a Exposição Universal de Paris em 1889 (ano em que Torre Eiffel foi inaugurada) e na feira da indústria da Filadélfia em 1885, um ano antes do nascimento oficial da Coca-Cola propriamente dita. A bebida chegou a ser rebatizada para exportação como Kola-Coca - em vez de usar água com gás, ou seja, água gaseificada, tinha água natural, conforme consta em seu site. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://destileriasayelo.com/&ved=2ahUKEwigjZzfyNKEAxWEfqQEHSnrAEYQFnoECC8QAQ&usg=AOvVaw2vEZfho2DU4lKJK6wWMYW2. Ela ainda continua a fabricar a bebida e a reivindicar sua autoria.

4) A fórmula de Pemberton foi criada no ano seguinte e começou a ser comercializada nos Estados Unidos, primeiro como Wine Coca, e depois como Coca-Cola. Quando houve certeza científica sobre os riscos da cocaína para a saúde, ela foi retirada e a bebida adotou sua fórmula atual. Por sua vez, a versão espanhola foi registada em 1903 e a fábrica entrou em certo declínio, agravado pela Guerra Civil.

5) Em 1953, quando a Coca-Cola já tinha se tornado uma grande empresa, ela tentou se estabelecer na Espanha e descobriu que já existia uma marca registrada para uma bebida com nome e fórmula semelhantes. Como não foi possível registrá-la de modo a se evitar a confusão, a gigante americana acabou comprando a patente de seus proprietários, onde, ainda hoje, é produzido esse xarope escuro de sabor característico.

Artigo de La Razón

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2022/07/da-bandeira-americana-como-uma-tradicao.html

Fonte:

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0265XkpWZG14DQ3HUa7CwYheDnD1nc3ttzAWv4QNLg4DupVdWB2XgoHJtx8Td3KGzvl&id=100043700872726

Nenhum comentário:

Postar um comentário