Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2024

Chesterton, sobre a verdadeira força das mulheres

Pode ser uma imagem de texto que diz "" SOCIEDADE ORESTENION DEASTA ENTRE OS SEXOS, A MULHER É QUEM ESTÁ NA POSIÇÃO MAIS PODEROSA.""

 A verdade é, e sempre foi, apenas uma: as mulheres decidem o que acontece no mundo.

Em seu tempo, Chesterton viu o começo da expansão das mulheres na sociedade. Do microcosmo do lar ao serviço laboral e deste, naturalmente, à política.
 
Mas, para além de uma reflexão histórica, hoje pretendemos exaltar a naturalidade dessa máxima proposta pelo autor. Comecemos comparando os pares pela medida de sua força.
 
Se um homem colocar o coração no propósito de abrir um caminho, ele encontrará as ferramentas, dará cada gota de suor e será capaz de deslocar toneladas de pedra, dia após dia.
 
Se uma mulher colocar o coração no mesmo propósito, ela encontrará uma dúzia de homens que investirão igual ou maior esforço que o nosso exemplo solitário. Isso porque a mulher é dotada de sutileza e organização. Ela não precisa ordenar, mas meramente pedir.
 
Seus olhos são ferramentas afiadas, capazes de perceber uma multidão de minúcias em um segundo e de acompanhá-las em suas transformações pelos próximos anos.
 
Poderíamos até traçar um paralelo a partir de sua delicadeza e precisão com um fino relógio de luxo. Com a diferença que os mecanismos intrincados do relógio serem firmemente limitados ao tempo, enquanto as mulheres (como pode advogar qualquer esposa ou marido) parecem não ser; preparam refeições, organizam a casa, fazem listas de afazeres, preparam-se para seus dias, vencem toda uma rotina de manutenção da beleza enquanto ao seu equivalente oposto masculino, no mesmo espaço de tempo e entre inúmeros bocejos, as questiona “meu bem, você viu a minha escova de dente?”.
 
Enfim, como esse breve adágio matinal, teríamos uma infinidade e para não fazer deste um texto sem fim, afirmamos:
 
Mulheres, obrigado. Sem vocês, não teríamos jeito mesmo.
 
Sociedade Chesterton Brasil 

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário