Comentários a respeito de certas coisas que ouvi na Aula 001 do Curso Online de Filosofia, do Professor Olavo de Carvalho:
1) A respeito de planejar a vida, de modo a realizar tudo o que se almeja, a verdade é que pensar demais sobre a vida tende a ser uma verdadeira camisa-de-força, a ponto de fechar a alma para a realidade.
2.1) As coisas neste mundo estão em constante mudança. Como não podemos mudar o vento, então tudo o que fazemos é ajustarmos as velas até que nos leve a algum lugar, já que o Espírito Santo é como o vento que sopra onde quer - e não podemos dizer não a esta circunstância.
3.1) Eu estudei para ser advogado, pois acreditava que poderia ajudar as pessoas, pois sempre me importei com a justiça, com a verdade contida nas ações dos homens em sociedade.
3.2) Acabei não exercendo a advocacia, posto que ela se tornou um comércio - o advogado hoje não passa de um traficante de influência, pervertendo a nobreza da profissão, aprofundando mais a cultura de liberdade para o nada em que o país está metido. Mas, no curso do meu primeiro período, eu tomei contato com o Direito Natural - e pelo Direito Natural eu comecei a conhecer Deus.
3.3) Depois que terminei os estudos em 2012, eu passei a me dedicar a vida intelectual, não sem ter antes passados os anos de 2007 a 2011 limitado a só ouvir o que os melhores tinham a dizer, incluindo o professor Olavo de Carvalho, embora não concorde com certas coisas que ele diz, muito menos com a postura belicosa com a qual trata os seus críticos, como este que vos fala, que já foi aluno do Curso Online de Filosofia, ainda que por um curto período de tempo.
3.4) Este silêncio obsequioso foi crucial para a minha preparação - e penso que esse silêncio obsequioso deve ser feito por 7 anos, no mínimo, pois isso é pôr-se a serviço de quem sabe mais do que você até estar pronto para seguir seu próprio rumo.
4.1) Enfim, eu acabei seguindo um rumo completamente inesperado por conta das circunstâncias: o país foi dominado pelo PT e a OAB criou uma reserva de mercado, a ponto de que somente quem vive em conformidade com o todo que vem da mentalidade revolucionária ser considerado apto para a prática da advocacia. Tudo o que me sobrou foi a internet e a reação a esse estado de coisas odioso que decorre disso.
4.2) O fato de ter me tornado um escritor foi a forma que encontrei para reabsorver essas circunstâncias - eu ajustei as velas de meu barco de modo que pudesse navegar neste mar nunca dantes navegado. E navegando eu conheci a história de Ouriqiue, tal como o tecelão que tece seu próprio destino tecendo para os outros, de modo a ganhar o pão de cada dia.
4.3) Foi a partir deste ponto que pude compreender o Brasil - e como o lastro dessa reação que estamos vendo hoje está pautado no Brasil de 1822, que é revolucionário, eu não tive outra escolha senão reagir a tudo isso, por ser fora da conformidade com o Todo que vem de Deus.
5) Embora seja conveniente se fazer um constante ajuste no plano de vida, penso que não devemos nos prender muito a planos, a ponto de nos tornarmos neuróticos quanto a isso, pois a neurose é um dos efeitos de gnose, pois semeia má consciência no coração da pessoa que busca perfeição nesta vida, coisa que não vai acontecer. Se você não tiver uma mente fechada, o Santo Espírito de Deus guiará você, pois sem Ele nada podemos fazer. Pelo menos, é como entendo as coisas.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 12 de março de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário