Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2018

Da importância de se associar aos mais sábios e sensatos, de modo a economizar seu tempo com leituras

1) Eu não leio 60 livros por ano. Eu me contento em assimilar por osmose o que os outros leram e tento meditar sobre isso - é como se pedisse empréstimo a essas pessoas que tiveram de reunir esse capital intelectual de modo a cuidá-lo sob minha administração. Por isso, devo ser leal e remunerar a título de juros tudo o que essa pessoa me emprestou, ao me contar as coisas que sabe.

2.1) Afinal, de que adiantar ingerir uma alta quantidade de dados se não sou capaz de responder a tudo isso com sabedoria? Até onde sei, excesso de input sem o devido output só gera má consciência.

2.2) Por isso que é urgente ter paciência - eu vou levar um bom tempo até adquirir o que os outros estão lendo. Até porque não me pauto pelo modismo intelectual, mas pela sabedoria - quero compreender aquilo que Deus me permite que eu compreenda. Se faço bem meu papel, então ele me deixa compreender ainda mais as coisas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 8 de março de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário