1) O bacalhau é mau e não gosta de carnaval.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023
Quem não gosta de carnaval, que jogue bacalhau
O lixo de alguém é o tesouro de outrem - notas sobre um achado recente do meu pai
1) Meu pai achou no lixo um cartão de memória do Mario Kart 7 para Nintendo 3DS - só não sei se o jogo funciona.
2) Examinando no Mercado Livre, o jogo custa em torno de R$ 150,00. Para que a venda ocorra, preciso verificar se o jogo realmente funciona. Infelizmente, eu não tenho console de Nintendo 3DS, já que nessa época, eu estava na UFF e não tinha tempo de me dedicar ao videogame.
3) Se o jogo funcionar e se eu conseguir vender esse jogo ao preço mínimo de mercado, este será o dinheiro mais fácil que já consegui na vida, pois jogos da Nintendo são muito procurados.
4.1) De hoje em diante, vou ficar de olho no lixo das pessoas - pode ser que eu encontre preciosidades que tenham algum valor para alguém, pois o lixo desse alguém pode ser o tesouro de outra pessoa - eis a arte de descobrir os outros enquanto ciência.
4.2) Na qualidade de mercador, tudo o que faço é intermediar aqueles produtos cujos donos jamais tiveram o entendimento correto do valor das coisas que outrora possuíram, a ponto de jogá-las no lixo. Afinal, não devemos jogar fora coisas valiosas, ainda mais coisas da Nintendo, cujo preço tende a se manter o mesmo desde a época do seu lançamento e que tende a ficar ainda mais caro conforme os produtos vão ficando mais raros e escassos no mercado.
4.3) Por conta desse achado, e por conta de ter colaborado com alguém que vai tratar o lixo de outrem como se fosse seu tesouro, eu colherei os ganhos sobre a incerteza neste vale de lágrimas e vou me santificar através deste trabalho, nos méritos de Cristo. Este é o juramento que posso fazer no campo da eternidade - um dos fundamentos da capitalização moral.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2023 (data da postagem original).
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
Oferta para o dia 22 de abril - o dia do descobrimento do Brasil
Da questão dos núcleos urbanos em Old World
1) Toda vez que encontro núcleos urbanos para fundar cidade, no meio desses núcleos há um hexágono verde bem claro. Isso é um indicativo de que, se eu estacionar a unidade ali, estou reivindicando a posse do território para a fundação de uma nova cidade. Dali não posso sair até que a cidade seja fundada. A única forma de tomarem o território de mim é declarando guerra.
2) A introdução de terrenos urbanos no jogo, deu um novo sentido à exploração no jogo. O batedor explora o terreno, o povoador funda a cidade e o guerreiro defende a ocupação, além de conquistar outras cidades, já que a melhor defesa é o ataque, às vezes.
3) Quando jogava Civilization V, eu já usava o guerreiro como força de ocupação. Parece que o Old World fez uma releitura dessa tendência a ponto de tornar esta experiência ser ainda mais radical, estimulando o jogador a ser ainda mais agressivo em suas ações. Mais uma outra boa idéia de design do Soren Johnson.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2020 (data da postagem original).
Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2022 (data da postagem original).
Sobre o processo de melhorar o terreno - notas comparativas entre Old World e Civilization VI neste quesito
1) No Old World, as construções e as maravilhas são tratadas como se fossem melhorias, tanto é que elas são construídas por operários que trabalham no setor de infra-estrutura.
2) Isso é uma prova cabal de que a descentralização da cidade em distritos é uma boa pedida, mas esse processo não se deu na forma do Civilization VI, uma vez que que o distrito pode ser construído a partir da associação de construções comuns, maravilhas do mundo e benfeitorias a ponto de assumir algo extremamente complexo se houver alguma maravilha natural associada a ela ou se a região geográfica em si for realmente estratégica.
3) Esta, sem dúvida, foi uma excelente decisão de design. Embora o jogo Old World não tenha distritos, a associação dessas construções todas umas às outras a ponto de assumir uma complexa função econômica torna isto possível.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2020 (data da postagem original).
Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2023 (data da postagem atualizada).
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
Notas sobre o jogo Old World, de Soren Johnson
1) Soren Johnson, designer responsável pelo Civilization IV, criou mais outra obra-prima. Este jogo mistura civilization com Cruzader Kings. E até onde pude ver nas demonstrações, o jogo tem muitos eventos e você deve tomar muitas decisões, como escolher uma esposa, como educar seu herdeiro e muitas outras coisas, de modo a dirigir bem o seu império.
2.1) Este é um dos aspectos mais interessantes do jogo - nesses eventos, você tem que tomar uma decisão. Não existe decisão certa ou errada no jogo - toda decisão vai lhe trazer uma conseqüência e com ela um benefício. E tudo o que precisa fazer é escolher quais são os melhores benefícios pra você, que são por sua vez legados à sua dinastia.
2.2) Esse processo de tomada de decisão, fundada no risco e na recompensa, certamente vai ditar o futuro dos jogos da família Civilization daqui pra frente. Sem dúvida foi uma excelente inovação, pois traz muito realismo ao jogo. Cada turno do jogo equivale a um ano. Conforme os anos passam, os líderes envelhecem e morrem, passando o trono para os seus filhos. Por isso, você deve escolher sempre o caminho mais curto de modo a aproveitar as virtudes de seus líder ao máximo, enquanto ele estiver vivo.
3.1) O jogo possui conceitos muito bem definidos de realeza e nobreza. O Rei fundador da civilização é o portador da realeza e ele tem o respaldo de algumas famílias importantes, cada uma fazendo um papel bem específico na sociedade. Uma família cuida dos assuntos militares; outra cuida da religião, cultura e ciência; outra cuida do comércio, enquanto outra cuida da produção.
3.2) Por isso, quando você for fundar cidades, entregue a cidade ao governo da família que vai tirar melhor proveito das vantagens naturais do terreno da cidade. Assim, você terá sempre os favores dessa família. Por isso, você deve levar em conta seus desejos e interesses que governam as cidade de modo que a nobreza e realeza possam governar em um processo de concórdia de classes, visando ao bem comum de toda a sociedade.
3.3) Para fundar cidades no jogo, você precisa posicionar o settler no city site. E a única maneira de conseguir city sites é derrotando povoamentos bárbaros ou derrotando tribos, que são hordas de bárbaros mais organizadas - assim, você consegue lugares de povoamento onde você pode fundar as suas cidades. Eventualmente, no curso da exploração, você consegue encontrar lugares ideais de povoação que não foram ocupados por ninguém. Por isso ocupe-os, antes que alguém os ocupe.
4.1) Até onde pude ver, o jogo não tem distritos - e os trabalhadores devem construir os celeiros e até mesmo as maravilhas do mundo por meio dos trabalhadores.
4.2) Como no Civilization VI, você escolhe o local onde essas obras são construídas. Se tivesse fazendas adjacentes ao celeiro, certamente a produção de alimento seria estimulada, pois acessório segue a sorte do principal.
5) O jogo está em acesso antecipado desde maio. Esta será minha próxima aquisição - trata-se de um must have.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2020 (data da postagem original).
Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2020 (data da postagem atualizada).
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