Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Notas sobre o jogo Old World, de Soren Johnson

1) Soren Johnson, designer responsável pelo Civilization IV, criou mais outra obra-prima. Este jogo mistura civilization com Cruzader Kings. E até onde pude ver nas demonstrações, o jogo tem muitos eventos e você deve tomar muitas decisões, como escolher uma esposa, como educar seu herdeiro e muitas outras coisas, de modo a dirigir bem o seu império. 

2.1) Este é um dos aspectos mais interessantes do jogo - nesses eventos, você tem que tomar uma decisão. Não existe decisão certa ou errada no jogo - toda decisão vai lhe trazer uma conseqüência e com ela um benefício. E tudo o que precisa fazer é escolher quais são os melhores benefícios pra você, que são por sua vez legados à sua dinastia. 

2.2) Esse processo de tomada de decisão, fundada no risco e na recompensa, certamente vai ditar o futuro dos jogos da família Civilization daqui pra frente. Sem dúvida foi uma excelente inovação, pois traz muito realismo ao jogo. Cada turno do jogo equivale a um ano. Conforme os anos passam, os líderes envelhecem e morrem, passando o trono para os seus filhos. Por isso, você deve escolher sempre o caminho mais curto de modo a aproveitar as virtudes de seus líder ao máximo, enquanto ele estiver vivo.

3.1) O jogo possui conceitos muito bem definidos de realeza e nobreza. O Rei fundador da civilização é o portador da realeza e ele tem o respaldo de algumas famílias importantes, cada uma fazendo um papel bem específico na sociedade. Uma família cuida dos assuntos militares; outra cuida da religião, cultura e ciência; outra cuida do comércio, enquanto outra cuida da produção.

3.2) Por isso, quando você for fundar cidades, entregue a cidade ao governo da família que vai tirar melhor proveito das vantagens naturais do terreno da cidade. Assim, você terá sempre os favores dessa família. Por isso, você deve levar em conta seus desejos e interesses que governam as cidade de modo que a nobreza e realeza possam governar em um processo de concórdia de classes, visando ao bem comum de toda a sociedade.

3.3) Para fundar cidades no jogo, você precisa posicionar o settler no city site. E a única maneira de conseguir city sites é derrotando povoamentos bárbaros ou derrotando tribos, que são hordas de bárbaros mais organizadas - assim, você consegue lugares de povoamento onde você pode fundar as suas cidades. Eventualmente, no curso da exploração, você consegue encontrar lugares ideais de povoação que não foram ocupados por ninguém. Por isso ocupe-os, antes que alguém os ocupe.

4.1) Até onde pude ver, o jogo não tem distritos - e os trabalhadores devem construir os celeiros e até mesmo as maravilhas do mundo por meio dos trabalhadores. 

4.2) Como no Civilization VI, você escolhe o local onde essas obras são construídas. Se tivesse fazendas adjacentes ao celeiro, certamente a produção de alimento seria estimulada, pois acessório segue a sorte do principal.

5) O jogo está em acesso antecipado desde maio. Esta será minha próxima aquisição - trata-se de um must have.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2020 (data da postagem original).

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2020 (data da postagem atualizada).

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2021/01/notas-sobre-o-jogo-old-world-seguidas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário