Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Do potencial do pix para a Livraria Caboclo de modo a se aumentar a agilidade dos negócios

1.1) Ontem, eu criei um pix para a Livraria Caboclo - agora eu posso vender meus produtos para o meu amigo Felipe Lamoglia com mais agilidade e precisão. Tudo o que ele precisa fazer é o pagamento e eu só preciso me encontrar com ele na Igreja para lhe fazer a entrega. 

1.2) Ficou bem melhor desta forma - já havia um tempo que meu amigo Felipe havia me pedido o pix e eu não tinha. Só agora é que criei um na minha conta do C6 Bank, já que na minha conta poupança do Itaú eu não poderia criar um porque seria uma tremenda mão-de-obra criá-lo.

2) Pelo que estou percebendo de sua natureza, o Pix é a evolução do cheque - uma ordem de pagamento à vista combinada com uma ordem de compensação de pagamento imediata, por conta do princípio de que as pessoas têm direito ao seu crédito, dada a natureza alimentar do mesmo. Por conta disso, só posso aceitá-lo de pessoas conhecidas, pela mesma razão que o cheque.

3.1) Outra vantagem do pix está nos acordos olhos nos olhos, fundados em relações de amizade de longa data, tal como eu tinha com o meu Rodrigo Arantes nos anos 2000, durante a faculdade. 

3.2) Se eu sentir que a pessoa está precisando de algo e atendo a demanda dela, ela manda um pix pra mim e tenho ganho sobre a incerteza por conta disso. Isso é uma mão na roda, quando o assunto é agilidade nos acordos comerciais - o que é um incentivo ao empreendedorismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2023 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário