1.1) Santo Tomás de Aquino dizia que política é caridade organizada, pois vemos Deus (Bóg) agindo numa comunidade de desvalidos (ubogis) de modo a sortear alguns principes (bogatys) de modo a cuidar dos Cristos necessitados.
1.2) O propósito desses príncipes é servir aos desvalidos nos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma vez que Cristo tem duas naturezas: a de mendigo, a de ser um banco de Deus, e a de um príncipe, que recebe e administra talentos de Deus de modo a multiplicar ainda mais esses talentos e aprimorar a liberdade de muitos, de tal sorte que a vida dos desvalidos neste vale de lágrima seja menos penosa, posto que Cristo na cruz já pagou pelos pecados dessa gente.
1.3) Como a autoridade do bogaty deriva dos favores do banco de Deus, então ele está sempre na condição de devedor desse banco - eis o fundamento da legitimidade política, onde a base financia a pirâmide através de tributos que são dadas àaquela autoridade que se revestiu de Cristo de modo a ser o caminho, a verdade e a razão da vida de muitos. Assim, essa comunidade onde eles se encontram acaba sendo tomada como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo, a ponto de a política ser a continuação da trindade ao longo das gerações, a ponto de ter uma natureza recursiva.
2.1) No governo do bem comum, a ordem pública se notabiliza pela prestação dos seguintes serviços: a segurança e a justiça. Esses bens subisidiados nos méritos de Cristo organizam a ordem privada no tocante à prestação de bens e serviços ao bem comum com ânimo de lucro (mercado), a ponto de criar uma ordem jurídica, civil, trabalhista, tributária, criminal, consumerista, ambiental.
2.2) Para melhor criar uma integração entre o Estado e o mercado, surge o terceiro setor (a sociedade civil), onde nós vemos as associações, as guildas. as escolas, a comunidade paroquial - elas atuam como corpos intermediários a ponto de gerar uma resposta mais eficaz e mais eficiente àqueles Cristos necessitados por um mínimo de assistência social sobretudo em tempos de desastres humanitários ou de catástrofe, naqueles pontos onde o mercado e o Estado são extremamente falhos. Do ponto de vista institucional, a trindade se completa com estes três setores.
3.1) Dizia Roberto Camopos que o mundo não seria salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes. Considerando que política é caridade organizada, então a eficiência é uma poderosa aliada à caridade, nunca algo diametralmente oposto a ela. A maior prova disso que falo foi a tragédia humanitária que ocorreu no Rio Grande do Sul, com as cheias do Guíaba, em maio de 2024 - o exemplo dos voluntários fez-me ver que Santo Tomás estava certo e que Roberto Campos estava errado.
3.2) Só num cenário onde Deus foi tirado do centro do Estado e da política é que se tem todo um ambiente para se semear o relativismo moral - é nesse cenário, onde Deus é declarado por morto por conservantismo, que se tem todo um cenário para a promoção da "pilantropia", ou a filantropia dos picaretas, tal como vemos neste desgoverno do Lula 3.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2024 (data da postagem original).
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