Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2019

Relato das minhas andanças recentes no Internet Archive

1) O Internet Archive colocou um monte de jogos das antigas para serem jogados online, a partir do browser. Eu consegui encontrar todos os jogos: civilization 1 e 2, colonization classic e muitos outros da minha época de criança. Todos rodam por meio do DOSBOX. Agora eu posso fazer streaming das minhas partidas.

2) O abandonware se tornou parte do mainstream agora. Para que recorrer aos sites de abandonware se posso achar tudo no Internet Archive? No mesmo site onde achei meus jogos, eu encontrei as enciclopédias Compton's. Essas enciclopédias foram cruciais no meu desenvolvimento intelectual, quando estava no Novo Mundo, entre 1995 e 1999.

3.1) Fiquei empolgado com a descoberta. Foi uma descoberta e tanto - tudo isso se deu a partir de 2014, quando comecei a escrever profissionalmente. Foi durante esse tempo que parei de usar torrents - eu havia trocado a pirataria pela compra de jogos legalizada.

3.2) Por conta disso, resolvi fazer um teste no Internet Archive: coloquei um livro que eu digitalizei para upload por 30 dias. Após o upload, eu percebi que o arquivo de torrent é criado automaticamente. O Internet Archive garante o seed do arquivo e o download dele é bem rápido.

3.3) Por conta disso, cheguei à conclusão que guardar minhas coisas volumosas em torrent se tornou bem mais prático e mais prazeroso. Posso colocar teras de informação no dropbox - basta recuperar a informação por meio do torrent. Era algo com que vinha sonhando em 2011 e que só agora se tornou realidade, o que me deixou mais empolgado ainda.

3.4.1) Resolvi passar mais uns dias investigando a biblioteca de softwares do site. Tinha muita coisa interessante - e o que me chamava a atenção é que cópias legalizadas dos softwares eram doadas de modo a fomentar a emulação e assim preservar o passado da vida online. E isso é maravilhoso!

3.4.2) Isso me levou a querer procurar comprar jogos em mídia física, de modo a abastecer o site com jogos interessantes. Sempre fui um excelente copiador de jogos e filmes em DVD e agora vou copiar essas preciosidades para efeitos de emulação. Tenho histórias de família só sobre isso.

3.4.3) Eu lembro de uma ocasião onde meu pai resolveu ver O Poderoso Chefão, num período de carnaval. Ele não havia encontrado os discos - por um momento, ele pensou que meu irmão os tivesse levado consigo para São Paulo.

3.4.4) Por sorte, eu havia copiado os filmes com o AnyDVD. Dei meu HD externo pra ele, ensinei-o a trabalhar com o virtual clonedrive e ele ficou assistindo à trilogia sem problemas. Salvei o carnaval do meu pai. Minha mãe disse que eu havia sido um anjo naquela circunstância.

3.4.5) Quando comecei a copiar esses filmes para efeito de backup, meus pais não haviam entendido a razão. E naquele dia eles entenderam o porquê.

4.1) O momento de fazer uma coleção de jogos em mídia física é agora, tal como fiz com moedas e livros.

4.2) Vou fazer backup de todos os jogos que tenho de modo a abastecer o esse site com jogos, para efeito de emulação. Rodarei esses jogos todos num emulador de PC que eu tenho. Assim, poderei jogar meus joguinhos em paz. Esta, talvez, será minha missão para os próximos anos.

4.3.1) Posso vender meus livros e meus jogos usando o torrent do site, já que estou montando minha biblioteca pessoal lá.

 4.3.2) Esse torrent será acessado por meio de um link do dropbox que será liberado quando a pessoa me compra o acesso através do paypal.

4.3.3) O dinheiro das vendas vai me financiar o upgrade da minha conta no dropbox. Feito esse upgrade, os livros que costumam estar depositados numa pasta onde os leio com meu tablet poderão ser compartilhados por meio de um link. Esse link será liberado quando a pessoa comprar o livro comigo no paypal.

4.3.4) Quando a pessoa acessa ao link, além de baixar o livro, ela poderá discuti-lo comigo, como se estivéssemos num processo de colaboração em massa. Tal como ocorre numa festa na paróquia, isso é como vender um ingresso para todo aquele que queira discutir comigo sobre coisas interessantes. E neste ponto o comércio se torna uma espécie de aproximação - e isso é fantástico!

5) Enfim, esses dias em que fiquei afastado do facebook realmente me valeram à pena. Aprendi muita coisa, enquanto estive ausente. Reavivei meu interesse pelos torrents e ainda senti que posso colaborar com a comunidade gamer com certas coisas que sei fazer muito bem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário