1) Na língua inglesa, a teoria dos juros é chamada de theory of interest (ou teoria do interesse, se traduzirmos literalmente para o português).
2.1) Num ambiental cultural onde a riqueza é tomada como sinal de salvação, o interesse se funda no homem tomado como a medida de todas as coisas, rico no amor de si até o desprezo de Deus. Nele, o serviço prestado se dá com base no amor próprio. O valor cobrado tende a ser elevado, uma vez que o amor de si até o desprezo de Deus cobra um preço alto e nem sempre o serviço prestado é de boa qualidade.
2.2.1) Isso faz com que o mercado seja um ambiente de sujeição e não um ambiente de encontro, de integração.
2.2.2) Nele, a liberdade será servida com fins vazios, uma vez que as pessoas que prestam serviço estão conservando o que é conveniente e dissociado da verdade, dado que a sociedade foi artificialmente dividida por um demiurgo entre eleitos e condenados.
2.2.3) E neste ponto, conflitos de interesse qualificados pela pretensão resistida surgem, a ponto de e o Estado tomado como se fosse religião ter de regular a matéria seja para resolver terminativamente o conflito através do processo, seja para preveni-lo, através das regulamentações, a ponto de tudo estar no Estado e nada estar fora dele ou contra ele. Mais isso não trará paz social, uma vez que dizer o direito está desvinculado da idéia de justiça, a ponto de ser uma verdadeira ilusão.
3.1) Num ambiente cultural onde somos enviados por Cristo a servir a Ele em terras distantes, de modo que o Santo Nome de Cristo seja publicado entre as nações mais estranhas, tudo o que fizermos acabará contribuindo para a edificação de um bem comum de modo que isso leve o maior número possível de pessoas para a pátria definitiva, que se dá no Céu, uma vez que a economia se funda na santificação através do trabalho, o que é essencial para se tomar um país como um lar Cristo.
3.2.1) Quando sirvo ao meu semelhante, eu morro para mim mesmo de modo que ele veja a figura de Cristo em mim e eu veja a figura do Cristo necessitado n'Ele, a ponto de haver duas figuras: o Cristo-príncipe se encontrando com o Cristo-mendigo Se sirvo bem a quem necessita dos meus serviços, então eu recebo um ganho sobre a incerteza, uma vez que a natureza da demanda é a eventualidade, uma vez que a vida é incerteza.
3.2.2) Se presto meu serviço de maneira sistemática e profissional, ocorre uma capitalização fundada na lealdade sistemática. Como essa riqueza se funda na santificação através do trabalho, isso leva aos juros, pois o interesse se funda no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, gerando uma razão produtiva para se tomar o país como um lar em Cristo.
3.2.3) É do interesse das autoridades públicas dirimir os conflitos de tal maneira que as pessoas continuem bem se relacionando e amem uma às outras tal como Jesus nos amou. Neste ponto, o direito e a justiça tendem a atender tudo o que se demanda em termos de paz social - eis o Estado-mercado cristão, pois todas essas coisas levam ao bem comum.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 10 de março de 2019.
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