Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2019

Por que o senso de tomar vários países como um mesmo lar em Cristo deve ser partilhado?

1) Quando tomo meu país como um lar, eu acabo ensinando outras pessoas a fazerem isso, a ponto de criarem uma rede de solidariedade, o nós-nacionais.

2.1) Se eu tomo o país do outro como se meu lar em Cristo fosse, então eu acabo criando outros tipos de nós-nacionais.

2.2) Esses nós são diferentes uns dos outros em razão das circunstâncias, da língua e da cultura - o que há em em comum é o senso de tomarem esses lugares como um mesmo lar em Cristo, a ponto de irmos para a pátria definitiva, que se dá no Céu.

2.3) Se amamos e rejeitamos as mesmas coisas tendo por Cristo fundamentos, então esses nós diferentes podem ser estreitados, tal como se faz enxertia em plantas, de modo a melhorar sua eficiência produtiva.

3.1) Eu me torno uma referência, uma espécie de construtor de pontes ou de redes, pois vou criando nós diferentes a ponto de esses se estreitarem ainda mais.

3.2) Eis aí as internacionidades, pois o senso de tomar vários países como um mesmo lar em Cristo pode ser partilhado. E é dividindo que se multiplica.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário