Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2019

A verdade sobre as redes sociais

Márcio Coelho: José, qual é sua opinião sobre redes sociais, como facebook, zap et cetera?

José Octavio Dettmann:

1.1) Eu costumo usar a rede social para trabalho. Eu só adiciono gente católica e com conteúdo no facebook.

1.2) Se você filtrar bem, será uma rede tranqüila, mas tem sempre uns idiotas de ego inflado (algo de nossa época), cuja tendência é partir pras vias de fato com esses imbecis. São os filhos da Joyce, ricos no amor de si até o desprezo de Deus.

2.1) Redes como Whatsapp, eu não uso muito. Eu não gosto dessas redes porque vejo nego ficar parecendo que nem zumbi com o celular na mão respondendo, alheio ao que está ao seu redor - até mesmo na fila da comunhão já vi isso. Isso fomenta má consciência e a coisa foi pensada para ser assim, desse jeito.

2.2.1) Com relação ao Twoo, uma rede de namoro que eu uso, eu não recomendo que se relacione com mulheres dos EUA. Não conheço gente mais dinheirista do que as mulheres desse país. Elas são piores do que os brasileiros descritos pelo Olavo.

2.2.2) Do Twoo, as melhores mulheres com as quais se deve conversar são com as polonesas. Eu converso com uma polonesa de Słupsk, que é próximo a Gdańsk - uma cidade portuária situada no Mar Báltico e que fez parte da Liga Hanseática no passado. Se soubesse mais polonês, eu me dedicaria a conhecer mais gente de lá.

2.2.3.1) Com relação ao Facebook, minha rede principal de trabalho, eu uso para a luta política. 

2.2.3.2) Nesta rede, eu não recomendo misturar contatos (os da família, com os do trabalho ou os da paróquia). Seria interessante ter vários perfis, cada um para diferentes circunstâncias - o único problema é que você precisaria ter uma vida toda voltada para a rede, nos moldes da minha - e não é qualquer um que tem vocação para isso, a ponto de fazer disso uma profissão. 

2.2.3.3) Digo essas coisas porque minha vida mesmo, no âmbito offline, teve várias facetas (tive a faceta de estudante de direito, tenho a faceta de filho dos meus pais, tenho a faceta de paroquiano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e tenho a faceta de escritor de facebook, assim como tenho a faceta de quem tenta tomar os países como um mesmo lar em Cristo. Uma são os EUA e a outra é a Polônia, por conta de meu pároco.).
 
2.2.3.4) As pessoas não entendem a complexidade de sua própria vida, a ponto de colocá-la num único perfil de rede social. A vida mesma comporta várias facetas, vários perfis, que estão escritos na carne e que não foram passados para a vida digital.
 
3.1) Está vendo que esta não é uma pergunta tão simples como muitos pensam? E não estou problematizando - toda a minha atividade intelectual se dá na rede. Minha melhor parte está nela. Este é o traço unificador da minha personalidade, mas ele está distribuído, tal como uma verdadeira federação.

3.2) Essa distribuição não quer dizer dispersão, alienação. O meu exemplo está presente. Ainda que minha presença seja virtual, às vezes isso é contado com uma presença física, em terras distantes. Acredito que isso mereça ser contado numa boa história de ficção, mas não tenho o dom da narração como muitos têm.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 28 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário