1.1) Fico imaginando como seria jogar Civilization com a possibilidade de você customizar as unidades, tal como ocorria no Sid Meier's Alpha Centauri.
1.2) Um exemplo disso seria a possibilidade de você escolher armadura de bronze ou armadura de couro para as suas unidades; escudos de madeira ou escudos de bronze; lanças de ferro ou lanças de bronze; espadas de aço, cujo metal foi extraído a partir de raros meteoritos encontrados no Egito, ou espadas de ferro. Isso para não falar que poderíamos ter fazendeiros fazendo arado com boi ou arado puxado a cavalo, botânicos capturando as sementes, pastores trazendo animais de um lugar para outro, além de cervejeiros, pedreiros, sacerdotes, escribas e muitas outras classes profissionais, tal como havia no Sid Meier's Colonization.
1.3) Segundo o que o designer do Civilization IV me contou, o problema são os gráficos. Não sei se os computadores atuais são capazes de criar um Civilization com tanta complexidade, mas só de pensar nisso já empolga.
2.1) Outro detalhe interessante que poderia ser criado, aproveitando o que foi feito a partir da expansão Gathering Storm, seriam as estações do ano e o efeito delas nas guerras e na economia de uma civilização.
2.2) Em se tratando de produção, as plantas iriam hibernar e você teria que se virar com o que estivesse estocado, de modo a poder sobreviver até a estação seguinte.
2.3) Em se tratando de guerra, a Rússia ganhou várias guerras graças ao general inverno. Na guerra no Vietnã, os fuzis M-16 viviam emperrando, por conta da umidade, pois o sudeste asiático tem um clima bem tropical - e isso foi crucial para a derrota dos marines para os vietcongues.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 05 de março de 2019.
Notas de pós-escrito:
1) Sobre esta análise onde faço especulações sobre os próximos jogos da série civilization, uma das pessoas que a leu me respondeu: "isso vai ficar igual ao Endless Lengend - e isso não é uma boa idéia".
2) Fiquei curioso. Por isso, resolvi colocar na minha lista de favoritos do Steam o Endless Legend. Vou comprá-lo mais tarde.
3) Vejam só como são as coisas: o que é lixo para um pode ser tesouro para outro. Como não conhecia esse jogo, então vou experimentá-lo.
Comentários:
Pedro Henrique Cardoso Barreto: Dettmann, você me permite colaborar?
1) Os EUA não chegaram a perder uma batalha sequer para os vietconges, mas cada baixa americana sofrida era muito sentida na capital. A pressão política da população derrotou os EUA, em pleno movimento hippie, pacifista.
2) Quem derrotou a América foi a opinião pública. Trata-se de é um grande exemplo de como os inimigos internos de uma nação são muito mais perigosos do que os externos. Vai ao encontro de tudo tudo aquilo que sempre pregaste aqui nos teus textos.
José Octavio Dettmann: muito obrigado por me corrigir.
1.2) Um exemplo disso seria a possibilidade de você escolher armadura de bronze ou armadura de couro para as suas unidades; escudos de madeira ou escudos de bronze; lanças de ferro ou lanças de bronze; espadas de aço, cujo metal foi extraído a partir de raros meteoritos encontrados no Egito, ou espadas de ferro. Isso para não falar que poderíamos ter fazendeiros fazendo arado com boi ou arado puxado a cavalo, botânicos capturando as sementes, pastores trazendo animais de um lugar para outro, além de cervejeiros, pedreiros, sacerdotes, escribas e muitas outras classes profissionais, tal como havia no Sid Meier's Colonization.
1.3) Segundo o que o designer do Civilization IV me contou, o problema são os gráficos. Não sei se os computadores atuais são capazes de criar um Civilization com tanta complexidade, mas só de pensar nisso já empolga.
2.1) Outro detalhe interessante que poderia ser criado, aproveitando o que foi feito a partir da expansão Gathering Storm, seriam as estações do ano e o efeito delas nas guerras e na economia de uma civilização.
2.2) Em se tratando de produção, as plantas iriam hibernar e você teria que se virar com o que estivesse estocado, de modo a poder sobreviver até a estação seguinte.
2.3) Em se tratando de guerra, a Rússia ganhou várias guerras graças ao general inverno. Na guerra no Vietnã, os fuzis M-16 viviam emperrando, por conta da umidade, pois o sudeste asiático tem um clima bem tropical - e isso foi crucial para a derrota dos marines para os vietcongues.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 05 de março de 2019.
Notas de pós-escrito:
1) Sobre esta análise onde faço especulações sobre os próximos jogos da série civilization, uma das pessoas que a leu me respondeu: "isso vai ficar igual ao Endless Lengend - e isso não é uma boa idéia".
2) Fiquei curioso. Por isso, resolvi colocar na minha lista de favoritos do Steam o Endless Legend. Vou comprá-lo mais tarde.
3) Vejam só como são as coisas: o que é lixo para um pode ser tesouro para outro. Como não conhecia esse jogo, então vou experimentá-lo.
Comentários:
Pedro Henrique Cardoso Barreto: Dettmann, você me permite colaborar?
1) Os EUA não chegaram a perder uma batalha sequer para os vietconges, mas cada baixa americana sofrida era muito sentida na capital. A pressão política da população derrotou os EUA, em pleno movimento hippie, pacifista.
2) Quem derrotou a América foi a opinião pública. Trata-se de é um grande exemplo de como os inimigos internos de uma nação são muito mais perigosos do que os externos. Vai ao encontro de tudo tudo aquilo que sempre pregaste aqui nos teus textos.
José Octavio Dettmann: muito obrigado por me corrigir.
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