Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2019

Como o ensino na escola fomenta ignorância para a vida - relato de quem foi rato de laboratório de certas sandices pedagógicas das tias varizentas

1) Nunca dê aula de biologia e de estudos sociais para crianças.

2) Se uma tia der uma aula sobre sistema excretor e outra falar sobre fome e desigualdade social no mundo, as crianças vão pensar o seguinte: "se há fome no mundo, então fazer cocô é desperdício de alimento". Eu fui vítima dessa da pedagogia das tias varizentas.

3.1) Com o tempo, eu descobri que é fazendo merda que se aduba a vida. O cocô que é feito é bom pras plantas, dado o seu efeito fertilizante. E isso não aprendi com elas, mas com a biologia sofisticada do 2º Grau da minha época de adolescente, onde precisava estudá-la de tal forma como um médico a estudaria, cheia de termos gregos e latinos, coisa que nunca tive a oportunidade de aprender.

3.2) O ensino brasileiro de minha época era tão furado que tirava nota baixa em biologia sempre. Tinha que saber tanta biologia quanto história e português - era uma coisa voltada para gênios ou CDF's que tinham que ser bons em tudo; nesse sentido, só formava "cloretos de pancadila", como dizia meu pai, que foi professor de Química.

4.2.1) Só agora que é temos um segundo grau onde podemos nos especializar naquilo que fazemos de melhor.

4.2.2) O interesse pela matemática e pela agricultura só me veio um pouco antes de me formar em direito, quando estava próximo dos 28 anos, depois de muito tempo estudando e meditando. Com o tempo, eu vou organizando uma biblioteca específica para estudar essas coisas.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de março de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário