Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Notas sobre o que é inteligência

1) Se inteligência é a capacidade que alguém tem de modo a aprender a realidade - que se pauta na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus -, então uma das formas mais elementares de inteligência é classificar os fenômenos quanto à sua função, quanto à sua qualidade, quanto à sua ocorrência e quanto à necessidade de termos estas coisas nas nossas mãos, sejam elas de maneira singular, sejam elas associadas a outras de modo a produzir ou criar outras coisas.

2) Sem essas classificações, sem esses referenciais - que decorrem de experiência pessoal acumulada e transmitida a outras pessoas através de tradição -, é como se você estivesse vagando em meio a uma floresta, sem saber o que fazer. Além de ficar perdido, você estará indefeso ao ataque das feras.

3) A apreensão da realidade não é só fundamento para a sobrevivência da espécie como também elemento primordial que uma cultura possa trocar o estágio mais básico de sobrevivência pelo estágio da cultura sofisticada, próprio da civilização, de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário