Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Saber reconhecer que você não vai ser um bom amigo para a pessoa, porque não tem competência para isso, é gesto de humildade, não de frescura

1) Há quem me fale que é pureza adâmica (outro nome para a frescura) dizer que não tenho competência para ser seu amigo, quando vejo que não tenho nada a te acrescentar mesmo.

2) Se fosse frescura, eu faria coisa pior: diria que estou no Céu e você no Inferno, pois a frescura esconde uma malícia, um conservantismo. E não sou assim.

3) Eu sempre faço exame de consciência antes e depois de cada conversa que tenho. Se sinto que não tenho condições de ser um bom amigo pra você, então não se sinta chateado com o fato de me excluir do seu círculo de relações sociais no facebook, pois não tenho competência para te servir bem, enquanto amigo. Sinto que não farei um bom trabalho - por isso, melhor ir embora do que brigar.

4) Há pessoas que querem ter \ minha amizade a qualquer custo. Se sinto que não tenho condições de fazer bem meu papel de amigo, eu pego meu boné e vou embora, pois me sinto um incompetente. É preferível sentir-se um inútil a fingir ser um bom amigo e passar a rasteira depois.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário