Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2016

Notas introdutórias à idéia de internacionidade (ou nacionidade compartilhada e distribuída sistematicamente, ao se tomar dois ou mais países como se fossem um mesmo lar em Cristo, ao longo de uma vida)

1) Se quisermos pensar em tomar o nosso país como se fosse um lar, então é preciso conhecer outros países, outras culturas. Não basta só o passeio - você precisa viver nesses países um tempo, de modo a ter experiências que só a vivência pode proporcionar. 

2) Essas vivências fundadas no fato de tomar dois ou mais países como se fossem um mesmo lar precisam ser compartilhadas com todos aqueles que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. 

3) Esse nacionismo compartilhado e distribuído sistematicamente se chama internacionidade - e o eu-internacional não é um apátrida, mas um eu-nacional aprimorado por viver em vários lugares diferentes ou por ter ancestrais das mais variadas origens por conta deste tipo de vivência. 

4) Embora as circunstâncias sejam diferentes, o que faz com que a interação cultural varie por conta do clima e dos fatos da vida humana, uma só é a verdade: devemos tomar nosso país como se fosse um lar em Cristo - e se temos esta herança por força de sermos cidadãos do mundo, por sermos evangelizadores, então devemos dar graças a Deus por isso.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário