Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Notas sobre enxertia de frases e produção textual

1.1) Quando você vai fazendo destaques a partir da digitalização de documentos, você acaba desenvolvendo enxertos de frases, de modo a fazer um discurso coerente - e isso é uma forma de cultivar a inteligência. E é por conta da enxertia de frases que você vai aprendendo a escrever um texto.

1.2) O maior exemplo disso é que estou aprendendo a escrever discursos em inglês por meio da enxertia de frases. Pego frases de pessoas importantes e vou achando uma forma de criar um discurso coerente e lógico, como se eu mesmo estivesse dizendo aquilo ali. Isso é como estar ancorado num porto seguro.

2) A fórmula de um discurso coerente é o arranjo organizado das frases seguida de uma lógica reta, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, que é a base da realidade, pois o mero fato de você definir uma ordem das frases já denuncia uma tomada de posição, uma vez que definir ordem das frases é algo muito importante - se você alterar a posição das frases, talvez você acabe criando uma informação nova, o que acaba, até certo ponto, sendo inconveniente, dependendo da circunstância pela qual um texto foi produzido.

3) O professor Olavo de Carvalho dizia que Blaise Pascal tinha o hábito de escrever frases. Ele juntava um pedaço com o outro de modo a fazer um texto - e quando acertava a ordem, o discurso saía poderoso e efetivo

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário