Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Nem sempre um bom escritor é necessariamente um bom falante. Eu sou a prova cabal disso

1) Há escritores que são bons falantes, bons palestrantes. Como bons palestrantes, poderiam ser bons youtubers, pois fazem da fala uma segunda escrita, que é algo mais improvisado do que aquilo que praticamos no ato de escrever, propriamente dito.

2.1) Por natureza não sou um bom falante, embora seja culto. Prefiro lidar apenas com os melhores, que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Como estou sempre na rede social, costumo fazer isso por escrito, recorrendo à fala somente em casos de extrema necessidade, como uma dúvida, por exemplo.

2.2) Como não preciso ter que me mostrar, de modo a ser o que não sou, meus registros tendem a ser impressões autênticas do que vejo, pois não tenho a intenção mesmo de ludibriar ninguém.

2.3) Por isso mesmo, as almas mais reservadas se mostram excelentes para o trabalho literário, dado que a vida em solidão favorece a contemplação - e muito do que aprendemos quanto àquilo que é fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus vem necessariamente da contemplação.

3.1) Num mundo onde todos querem ser artistas de TV ou youtubers, a habilidade verbal - que faz do improviso, da gambiarra, uma verdadeira ciência ou mesmo uma arte - não é algo muito importante, a não ser que o sujeito queira passar a perna nos outros.

3.2) Só em países onde a gambiarra é levada a níveis de suprassumo da sapiência, como no Brasil, é que vemos uma Kéfera da vida ter tanta influência quanto um Machado de Assis. Por isso que não gosto de ver vídeos, ao contrário de muita gente, pois a habilidade verbal muito desenvolvida pode revelar uma alma doente, como são os psicopatas.

3.3) O que seria do Lula, se não tivesse as habilidades verbais plenamente desenvolvidas? Foi isso o que o levou ao ponto em que chegou, pois só os apátridas é que dão valor à lábia. Ele é um péssimo modelo daquilo que vem a ser um Estadista. É só ver a História.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/por-que-os-psicopatas-tem-habilidades.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/notas-sobre-cinema-sob-visao-de-quem.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário