Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Por que cidades planejadas nunca serão tão boas quanto as cidades naturais?

1) Uma cidade planejada nunca será tão natural quanto uma cidade que nasce espontaneamente.

2) O problema da cidade planejada é que é fundada para ser tomada para ser modelo de alguma coisa, fundada em sabedoria humana dissociada da divina. E como ocorre em toda cidade-modelo, a cidade acaba decaindo, dado que o modelo só é válido para uma época específica - e geralmente esse modelo não é associado à conformidade com o Todo que vem de Deus mas a algo decorrente de se tomar o país como se fosse religião de Estado, em que tudo está no Estado e nada pode ser fora dele ou contra ele.

3) Exemplo disso é Brasília. Nasceu como modelo de um novo tipo de Brasil, divorciado daquilo que foi fundado em Ourique. Como a república, que lhe deu origem, é utópica e revolucionária, Brasília decaiu junto com o regime.

4) Outro fato agravante das cidades planejadas em face nas cidades naturais é que uma infinidade de possibilidades imagináveis e inimagináveis podem ocorrer na vida de uma cidade, desde o mais nefasto ao extraordinário. Como a cidade projetada tem sempre um traçado que é imexível, isso acaba gerando uma verdadeira camisa-de-força, algo que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, que nasceram naturais, não possuem, respondendo melhor às tensões da realidade que afetam a vida de seus habitantes sistematicamente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário