Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Notas sobre uma lição que o professor Olavo de Carvalho tanto recomenda

1.1) O professor Olavo de Carvalho recomenda que você, enquanto homem, conheça vários tipos diferentes de mulher. Muitas são virtuosas, mas somente uma será a síntese de todas as experiências que você teve nesta investigação, de modo a ser um homem melhor nesta terra, quando o assunto é vocação matrimonial.

1.2) E conhecer implica conhecer a alma de quem você lida, ter intimidade com ela - saber o que essa pessoa tem de bom e que te atrai para um relacionamento de longo prazo, assim como saber as causas pelas quais você se afasta dela, já que ela neste ponto te prejudica no seu desenvolvimento pessoal e moral, de modo a ser uma pessoa decente, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Isso pede uma consciência reta e íntegra, além de muito exame de consciência.

1.3.1) Tenho começado a fazer esse exercício e descobri algumas coisas que nem conhecia a respeito de mim mesmo.

1.3.2) Descobri que as mulheres que se submetem voluntariamente a mim como minhas alunas são as que melhor me tratam. Percebi que minha esposa deve ser uma aluna permanente de tudo o que faço - e um bom marido deve ser um eterno professor de sua esposa e de seus filhos. E esse é um verdadeiro tipo de liderança, já que minha família inteira tomará o Brasil como um lar em Cristo, tal foi estabelecido em Ourique.

1.3.3) Embora não tenha muita força física, força intelectual eu tenho de sobra - e isso é virtude. Isto que faço leva a um tipo de santa escravidão, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus. Minha futura mulher vai adorar servir a mim, pois tenderá a aprender muito comigo - e em troca terei alguém que cuidará de mim, quando estiver doente, faminto ou machucado. Ela sucederá minha mãe, quando esta partir desta pra melhor.

2.1) Por conta da experiência do meu primeiro namoro, tenho a tendência a repudiar mulheres que queiram opinar sobre assuntos que desconhecem e que não estudam de modo a fazer jus ao que pretendem opinar, dado que uma opinião é dever, e não direito, e sempre será voltada para uma matéria edificante e fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

2.2) Esse tipo de coisa de querer opinar sem estudar é um pecado contra a bondade, coisa que é atribuída ao Espírito Santo, que é também Deus em sua essência. E esse tipo de pecado, que Deus não perdoa. é causa de má consciência sistemática, coisa que nos leva à apatria - e isso é uma amostra do que encontro por aí na sociedade, pois este tipo de ser é abundante nesta terra.

2.3) Por isso que estou preocupado em evitar mulher com esta má consciência. Isso não fará bem à minha alma.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2016.

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/notas-sobre-namoro-fundado-na.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/12/mais-notas-sobre-o-santo-namoro.html 

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/11/do-amor-pelo-saber-enquanto-amor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário