Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2016

Notas sobre a política enquanto ciência do possível

1) Se a política é a ciência do possível, então ela se funda naquilo que é conforme o Todo que vem de Deus. E um dos fundamentos mais básicos disso se dá na regra de que ninguém é obrigado ao impossível. Só o fato de prometer o impossível é fugir da realidade, coisa que caracteriza a mentalidade revolucionária.

2) Se o direito se pauta no que é concreto, naquilo que se funda na realidade, a política deve ser pautada naquilo que é possível dentro da realidade e das nossas circunstâncias, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar, em Cristo. Isso implica dialogar e negociar constantemente com todas as classes profissionais que colaboram de modo a que a pátria progrida tanto espiritualmente quanto materialmente.

3) Do ponto de vista da pátria, duas são as verdadeiras facções deste país: o partido brasileiro e o partido português. 

3.1) O partido brasileiro é um partido novo, que se vale do contexto da secessão de modo a que o Brasil progrida materialmente e espiritualmente - ele tem sua origem por força do conselho de D. João VI a seu filho D. Pedro de que esta terra deve seguir seu próprio destino, porque havia maturidade política para isso, pois, se continuasse unida a Portugal, a Revolução Liberal do Porto mataria esse destino.

3.2) O partido português se funda naquilo que se edificou em Ourique. Esse partido, por ser composto da reserva moral do Reino Unido nascida no Brasil, sempre lembrará ao parlamento de que o legado de Ourique não pode ser jogado no lixo, seja por força do quinhentismo, seja por fora do senso de se tomar o Brasil como se fosse religião. Da cultura de debate e de colaboração constantes surgirá um parlamento fundado nisso.

3.3) Dentro do sentido histórico, o partido brasileiro sempre será um partido mais progressista - e se esse espírito progressista não for moderado, ele será revolucionário, a ponto de se desaguar nesta república apátrida. O partido português é um partido conservador, pois as fundações estabelecidas em Ourique não poderão ser esquecidas jamais. Esse partido é a base da aristocracia - e deverá ser composto por pessoas com forte vocação de historiador, pois eles terão o trabalho de lembrar o que não pode ser esquecido. É deste quadro que surgirão os que atuarão no exercício do Poder Moderador.

4) Quando um partido e outro se moderam no debate, conduzido por conta do Poder Moderador, o resultado será progresso material e espiritual, sem rejeitar as verdadeiras fundações ibéricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário