Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2016

Das etapas do nacionismo

1) Em Ourique, a terra nua recebeu o castelo per saltum, sem passar pela etapa da casa de palha e pela etapa da casa de madeira. Tal como o templo do Senhor foi reedificado em três dias - por conta da Ressurreição - o castelo, a residência do Rei de Portugal, foi erguido milagrosamente, quando Cristo fez de D. Afonso Henriques Rei de Portugal.

2) Em lugares que não foram consagrados com a mesma missão, como na Polônia, o povo teve de mostrar seu valor, de modo a receber a sua missão, como aconteceu quando Cristo disse à Santa Faustina que a Polônia restauraria a Cristandade na Europa. A Polônia, quando foi cristianizada, começou sendo uma casa de palha; pouco tempo depois, pelo trabalho de reis anteriores a Casimiro III, a Polônia era uma casa de madeira - e ao tempo desse rei, a Polônia se tornou uma casa de pedra, um castelo. Este país aprendeu, a duras penas, a tomar o país como se fosse um lar em Cristo - e o fez por um caminho mais difícil e mais tortuoso do que o dos portugueses. Nem mesmo o comunismo foi capaz com a força desse povo.

3) Se nacionismo é isso, a passagem da terra nua até se tornar um castelo de pedra - fundado no fato de se tomar o país como se um lar em Cristo sob liderança de um rei santo e esclarecido -, então podemos dizer que os dois caminhos, tanto o do milagre quanto o do trabalho duro, estão em conformidade com o Todo que vem de Deus.

4) A experiência portuguesa precisa da experiência polonesa, de modo a não jogar na lata do lixo essa liberalidade concedida pelo Cristo; ao mesmo tempo, os poloneses necessitam dos portugueses, de modo a que possam fazer algo que lhes é nowego (novo): navegar pela eternidade, de modo a que possam restaurar a ordem da Cristandade na Europa - esse feito se estenderá a todos os confins da Terra, tendo alcance ultramarino, sem a necessidade de edificar uma caravela para isso.

5) Eis aí porque é preciso haver diplomatas perfeitos nesta área: gente que é herdeira, por laço de sangue, das duas tradições, de modo a que isso realmente ocorra. Basta bem servir na conformidade com o Todo que vem de Deus e Este se encarregará de edificar a Santa Aliança, de modo a encarar estes tempos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário