Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

A indiferença é fruto do casamento entre o igualitarismo e a impessoalidade

1) Se a impessoalidade foi consagrada como princípio, então a indiferença, uma das conseqüências diretas da cultura de negação da fraternidade universal em Cristo Jesus, foi tornada a ordem do dia.

2) Se o libertarismo preparou o caminho para o totalitarismo, então o hábito de se atacar constantemente a autoridade da Igreja Católica e promover mentiras contra ela como se algo verdadeiro partiu do protestantismo e preparou o caminho para o libertarismo. E eles usaram a imprensa, recém-inventada, para isso - por conta disso, inventaram a propaganda.

3) É no protestantismo que vemos a promoção da riqueza, do amor pelo dinheiro, como sinal de predestinação, de salvação eterna. E é isto que promove o capitalismo, o amor pela acumulação de capital em si mesma - como isso promove a eficiência como se fosse uma segunda religião, então o mundo é reduzido a um verdadeiro mecanicismo, criando uma solidariedade mecânica, forçada. E isso é arbítrio, pois promove o totalitarismo.

4) Não é à toa que Calvino estabeleceu uma verdadeira ditadura na Suíça - e os príncipes protestantes praticaram um absolutismo de fato  e de direito, fundando igrejas nacionais em que o rei é o corpo temporal e místico da nação, fazendo com que o país fosse tomado como se fosse religião, coisa que promove o totalitarismo. Por isso, o anglicanismo, que é protestantismo, prepara o caminho para o totalitarismo.

5) Também é verdade sabida que quem elegeu Hitler foram os protestantes. Lutero era hostil aos judeus - ele advogava a solução final, coisa que Hitler efetivou, ao matar seis milhões deles.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 27 de março de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário