Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

Notas sobre cultura, comércio e tecnologia

1) Lugares diferentes possuem ecossistemas diferentes - e cada ecossistema diferente produz recursos diferentes.

2) Seres humanos são seres técnicos - tendem a adaptar o ecossistema às suas circunstâncias de vida, ao seu modo de viver. Seres humanos habitando ecossistemas diferentes tendem a desenvolver diferentes tipos de adaptação ao meio ambiente. 

3) Ainda que duas tribos morem no mesmo ecossistema, o processo de adaptação nunca é igual, uma vez que os indivíduos são diferentes e cada um olha para o mesmo problema de uma maneira diferente - por conta disso, acabam encontrando uma solução diferente para o mesmo problema.

4) Quando tribos se encontram e fazem trocas, as individualidades são compartilhadas - não só a linguagem é desenvolvida como também as soluções são compartihadas.

5) O conceito de tecnologia só pode ser compreendido tanto dentro do conceito de cultura quanto dentro do conceito de técnica - e ele abrange também a questão da troca.

6) Quando uma tribo A adquire um arco e flecha da tribo B, esse arco será comparado com o arco e flecha que a cultura A produzia, se houver um - se ele for melhor do que o outro, aí ocorrerá a engenharia reversa desse B e esse arco B será adaptado àquilo que puder ser encontrado no lugar A, de modo a ser melhor do que o arco B ou tão efetivo quanto ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário