Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2016

Notas sobre as definições de realeza e nobreza

Há quem me pergunte: Dettmann, o que você entende por realeza e por nobreza? 

Eu respondo:

1) Cristo fez de D. Afonso Henriques rei de Portugal e de todas as terras por onde Portugal fosse chamado, de modo a servir ao Rei dos Reis em terras distantes. Cristo, o construtor e destruidor dos impérios por excelência, queria um Império para Ele e escolheu Portugal para essa tarefa.

2) Todos os que sucederem legitimamente a D. Afonso Henriques são reis de Portugal e do Brasil, por força do Cristo Crucificado de Ourique. Por conta da secessão que ocorreu no Brasil, por conta dos fatos decorrentes da Revolução Liberal do Porto, houve um desdobramento dinástico: a Casa Real de Bragança tem um ramo que serve a Portugal e outro que rege o Brasil. Ambas conservam a herança de Ourique - se um dos galhos não gerar mais frutos, o outro assume a outra ponta - e cedo ou tarde, por via dinástica, ocorrerá a reunificação.

3) A realeza, valendo de suas prerrogativas, já que vai reger o povo de Portugal e o que decorrer dele de modo a servir a Cristo em terras distantes, estabelecerá um conjunto de todos aqueles que bem servirem ao Rei de modo a que o Reino Unido seja tomado como se fosse um lar, em Cristo. E esse corpo se chama nobreza, pois será composto de pessoas que, tal como o Rei, amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. Cada região do mundo português terá pessoas que saberão honrar o Rei e a Cristo. Essa nobreza constituirá a elite local - ela será composta pela melhor gente da pátria.

4) Todos os que decorrerem desses excelentes têm o dever de continuar a tradição de servir a Cristo da forma como foi estabelecido em Ourique. Quando na mesma família há pelo menos três gerações de pessoas que bem serviram ao Rei e ao Cristo Crucificado de Ourique, com base nas circunstâncias locais, nós temos uma nobreza de sangue. É neste ponto que a nobreza de mérito se torna algo consolidado - quando falamos de pessoas bem nascidas, devemos levar em conta a enorme responsabilidade que estes futuros seres, ainda não nascidos, terão de continuar servindo a Cristo e ao Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves nesta rica tradição de quase mil anos, iniciada a 25 de julho de 1139. Elas não se confundem com os "señoritos satisfechos" a que Ortega y Gasset tanto se refere, nascidos num ambiente de riqueza material e de pobreza espiritual.

5) Se a nobreza deve ser excelente, então ela serve de modelo de conduta para todo o povo. Quem está no nível dos comuns deverá ser nobre e agir tal qual um bom servidor, de modo a que possa ascender socialmente por mérito. E quando houver uma tradição de bem servir, a partir do bom servidor nasce uma origem de sangue, pois seu sangue foi consagrado ao servir ao Cristo Crucificado de Ourique e ao Rei.

6) Quando falo que a aristocracia é o distributivismo aplicado à política, não é à toa, pois ela leva o País todo a ser tomado como se fosse um lar em Cristo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 11 de março de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário