1) A política pré-existe à vida partidária e é permanente, porque se funda na eternidade. Ela se funda no fato da amizade de pessoas de carne e osso que amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento.
2) Da associação de pessoas, surge uma pessoa jurídica organizada de modo a defender os valores que deram origem a nossa sociedade. Como essa associação vai representar a toda uma comunidade, ela se tornará um partido político.
3) Se essa associação se der na defesa de interesses trabalhistas, de modo a que o poder econômico dos que amam o dinheiro não destrua os valores cristãos da sociedade, eis aí que surge o verdadeiro sindicalismo.
4) Se os produtores de alimentos se associam uns aos outros, de modo a mitigar custos e juntos poderem prosperar, eis aí que surge a cooperativa.
5) Tudo se funda na associação. E para se associar é preciso que haja affectio societatis - os sócios precisam se conhecer uns aos outros e é pela convivência que podemos saber se eles amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário