Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Para mim, a empiria tem mais valor do que a ciência contaminada pelo positivismo histórico

Empiria: conjunto de dados ou acontecimentos conhecidos através da experiência, por intermédio das faculdades sensitivas e não por meio de qualquer necessidade lógica ou racional.
1) Enquanto alguns trabalham com obras, com dados documentados, eu trabalho com coisas decorrentes das minhas experiências de leitura, de minha vivência pessoal, bem como de conversas que tive com os contatos no Facebook. Além disso, tendo a aprender por osmose: muitas das postagens que compartilho de meus contatos contêm sabedoria, o que aponta para a conformidade com o Todo que vem de Deus - e isso é mais importante do que a ciência.

2.1) Quando dizem que eu invento o que escrevo, eu confesso que fico bastante ofendido, uma vez que não crio a partir do nada.

2.2) Eu não inventei o termo "nacionidade", assim como não inventei o termo "conservantismo" - esses termos eu peguei de livros que tenho e meditei sobre isso. No caso do termo "nacionidade", eu tirei do artigo Para onde vão as nações e o nacionalismo?, de Katherine Verdery, constante no livro Um Mapa da Questão Nacional, publicado pela Editora Contraponto, em 2000; o termo "consevantismo", por sua vez, eu retirei do prefácio que Pedro Calmon escreveu para a obra Da natureza e dos limites do Poder Moderador, publicado pelo Senado Federal, em 1978, por ocasião do centenário de falecimento de Zacharias de Góes e Vasconcellos.

3.1) Se tivesse condições e preparo para ler os documentos, eu certamente faria um trabalho melhor.

3.2) Como moro num país onde é preciso beijar a mão de comunistas de modo a se conseguir uma bolsa, então faço investigação de maneira improvisada, da melhor maneira que posso. Deus me deu uma boa cabeça sobre os ombros - com ela vou fazendo empiria, anotando e coletando experiência. Isso tem mais valor do que essa ciência materialista e positivista que atualmente vigora nas universidades, que castra a literatura e a imaginação das pessoas, impedindo-as de tomarem o país como um lar em Cristo, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de junho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário