Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2018

O que uso para fazer uma boa digitalização

Se digitalização é uma receita de bolo, então eu vou lhe dizer os ingredientes e o modo de fazer

1) 1 Cãmera digital Mitsuca 12 MB com função texto

2) Suporte em V de madeira indiana

3) Tripé adequado à sua altura. Como tenho 1,80 m, então eu uso um tripé adequado ao meu tamanho.

4) Pesos de papel adequados ao tamanho do livro. Você pode usar um pote de moedas, um potinho de pringles etc.

Softwares:

1) Snapter (se conhecer algum software melhor, me fale)

2) Pix Resizer

3) Advanced JPEG Compressor

4) PDF

Modo de fotografar:

1) Sempre fotografe de manhã, naqueles dias em que temos céu de brigadeiro ou parcialmente nublado. Evite fotografar em dias muito ruins.

2) Comece fotografando capa, contracapa e orelhas.

3) Fotografe uma página por dia e vai deixando o peso atuando na página seguinte. No dia seguinte, você fotografa essa página e vai fazendo isso até terminar. Embora pareça demorado, as melhores coisas costumam vir lentamente - é preciso disciplina e muita dedicação. Só aí você consegue um excelente resultado.

Processamento das fotos

1) Depois que você fotografou, pegue a melhor foto e processe no Snapter.

2) Em seguida, use o Pix Resizer (eu costumo usar 1600 x 2000 pixels para as páginas e 800 x 2000 pixels para a orelhas),

3) Depois o use o Advanced JPEG Compressor para reduzir o peso das páginas e só então você aplica o pdf.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário