Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

A Ciência Moderna nasceu do casamento da cultura cristã com filosofia islâmica, inserida na cultura cristã

1.1) Penso que a Ciência Moderna só poderia ter nascido a partir de um mix de cultura cristã e filosofia islâmica (inserida na cultura cristã).

1.2) Da primeira, recebeu: o impulso de contemplação do universo como um cosmos ou mundo ordenado, inteligível, "bom" (Gn 1,31), como já haviam visto os gregos; e o impulso poiético para "dominar" sobre este universo (Gn 1,26; 2,15), a partir de uma dignidade ("imagem de Deus") que não foi visualizada pelos antigos.

1.3) Contudo, a direção lógico-empírica da Ciência Moderna, de um conhecimento não metafísico, mas funcional, depende, a meu ver, de uma ideia dominante na filosofia árabe (absorvida na "via moderna" do final do medievo): Deus como Vontade suprarracional, e o mundo como fruto de puro arbítrio, sem essências metafísicas.

2.1) As "leis da natureza" da Ciência Moderna não têm caráter metafísico; "natureza" aí não é "essência" ou "forma", e "lei" não é "sentido" (logos) que aponta a um "fim" (telos); "natureza" é fluxo, devir, e suas "leis" são "arranjos" lógicos possíveis, que permitem ao homem uma certa organização do "devir", e que não têm um caráter absoluto.

2.2) Há, nas "naturezas" (metafísicas), outras propriedades que não podemos vislumbrar (nem com a filosofia!), o que explica, por exemplo, a possibilidade dos "milagres" e dá razão de um "multiverso" (sic).

2.3) São possíveis "arranjos" (lógico-empíricos) no campo das ciências humanas, que contradizem a natureza (metafisica) humana, o que explica todas as falsas teorias econômicas, sociológicas, históricas, políticas, antropológicas... que ENCONTRAM RESPALDO em certos dados empíricos acidentais que podem ser organizados logicamente (daí "teoria de "gênero" e coisas do gênero...).

3) Como já disse alhures, a "islamização" (sic) do Ocidente começou há muito, desde o racionalismo voluntarista característico da Modernidade...

Joathas Bello

https://web.facebook.com/permalink.php?story_fbid=380640685794183&id=100015447638450

Facebook, 13 de julho de 2018.

Comentários:

Carlos Cipriano de Aquino:  

1) Dizem que uma das drásticas diferenças entre o pensamento da ciência moderna e da filosofia cristã é que o primeiro quer controlar a realidade, enquanto o cristianismo não.

2) A ciência é gnose e alquimia. O próprio satanismo e a bruxaria são baseados nessa ambição humana de tentar controlar as coisas ao invés de aceitá-las.

 José Octavio Dettmann: Exatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário